Preservar vidas por meio da educação. Esse é o principal objetivo da parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Secretaria Municipal de Educação de Vassouras, que iniciou as tratativas para implantar nas escolas da rede municipal o Programa Nacional de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT.
A proposta foi debatida durante uma reunião entre representantes do órgão federal e a equipe da Secretaria de Educação. Um novo encontro está previsto para agosto, quando o projeto será apresentado aos diretores das 19 unidades escolares do município.
A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Freitas, destacou a importância da iniciativa e afirmou que Vassouras deverá aderir ao programa.
“Tudo começa com educação. A criança que aprende a respeitar as leis de trânsito, com certeza, será nossa melhor fiscal, em casa, com a família, para que essas leis sejam cumpridas, salvando vidas”, ressaltou.
Ela lembrou ainda que muitas escolas da rede municipal estão localizadas às margens da BR-393, considerada uma das rodovias com maior índice de acidentes do país, o que reforça a necessidade de ações permanentes de conscientização.
Educação para transformar comportamentos
O Conexão DNIT tem como foco principal as escolas situadas próximas às rodovias federais. O programa promove a formação de uma rede colaborativa de educação para o trânsito, envolvendo secretarias de educação, escolas, professores, órgãos de trânsito, comunidade escolar e a sociedade em geral.
A iniciativa é direcionada aos estudantes do ensino fundamental e oferece suporte pedagógico para que o tema seja trabalhado de forma contínua em sala de aula, estimulando a construção de uma cultura de respeito às leis de trânsito desde a infância.
Adesão gratuita
Outro diferencial do programa é que sua participação não gera custos para o município. Os professores interessados realizam a inscrição na plataforma do DNIT e passam a contar com materiais e orientações para desenvolver atividades educativas com os alunos.
Segundo Mariângela Ferreira, representante do programa, a proposta é simples e eficaz.
“Na prática, o programa é bem dinâmico e sem custos para o município. O professor adere à iniciativa, se inscreve e automaticamente leva o tema para a sala de aula. O resultado é a valorização da vida dos alunos e também de seus pais”, explicou.
Cenário preocupante
Dados apresentados pelo DNIT mostram a relevância da iniciativa. Pesquisa citada pelo órgão aponta que o Brasil ocupa a quinta posição entre os países com maior número de mortes no trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.
Diante desse cenário, a expectativa é que o Conexão DNIT contribua para formar cidadãos mais conscientes, promovendo mudanças de comportamento que possam refletir na redução dos acidentes e na preservação de vidas.