23:33 - 28 de maio de 2024.

Quatro Jornalistas da região condecorados com a m...

Quatro Jornalistas da região condecorados com a medalha Dom Phillips

 em Cultura

• Premiação foi entregue pela Associação Fluminense de Jornalistas a 44 profissionais do estado

Quatro jornalistas do Sul Fluminense, entre eles o fundador da TRIBUNA DO INTERIOR, Marlos Elias de França, foram agraciados com a Medalha Dom Phillips de Jornalismo, conferida pela Associação Fluminense de Jornalismo em solenidade que comemorou os 82 anos de criação da entidade, na noite da quarta-feira, dia 30, na Câmara Municipal de Niterói. A medalha destaca a importância da luta de Dominic Mark Philips, jornalista britânico com passagens por órgãos como The Washington Post, The News York Times e Financial Times, e com um histórico de defesa da imprensa, dos indígenas e da Floresta Amazônica. Dom Philips, que morava no Brasil desde 2007, desapareceu em junho, morto com o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira.
Ao todo foram agraciados quinze jornalistas de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. As medalhas foram entregues pela Presidente da AFJ, Lucia Alencar Machado , primeira mulher eleita como presidente da entidade em 81 anos a Vice Angelica Cunha e os cunhados de Dom Phillips, Luciana e Marcos Sampaio, irmãos de Alessandra Sampaio, a viúva de Phillips. Fundador da TRIBUNA DO INTERIOR, Marlos França é o editor há mais tempo em atividade no interior fluminense. Está à frente do jornal desde a sua fundação, em 1984. Premiado, ele agradeceu a iniciativa da Associação Fluminense de Jornalistas. “A AFJ está de parabéns com essa iniciativa inédita de condecorar os profissionais da comunicação com a medalha Dom Phillips. É o reconhecimento ao nosso trabalho. E todos nós, jornalistas, certamente temos muito orgulho de defender o jornalismo decente e independente”, afirmou.
Outros três profissionais do Sul Fluminense foram agraciados com a medalha. Profissional com passagens pelo Grupo Globo e pela sucursal de O Dia em Volta Redonda, Francisco Edson Alves, hoje na assessoria de comunicação do Estado, valorizou a importância do prêmio. “É uma satisfação ter sido indicado para receber uma medalha dessa importância. Coroa minhas três décadas dedicadas ao Jornalismo, boa parte desse tempo voltado para reportagens investigativas. É um prêmio que valoriza e dá luz à nossa profissão e, sobretudo, nos incentiva a seguir adiante na missão de informar cidadãos com responsabilidade”, destacou.
Editor da Revista Acontece Interior, com passagem pela TV Rio Sul, retransmissora regional da Rede Globo, disse estar orgulhoso com a medalha. “Além de orgulho, é uma grande honra, depois de 30 anos de profissão, receber esses prêmios. Eles não são apenas meus, e sim de todos os jornalistas que ao longo do tempo vêm construindo a história da comunicação em nosso estado e em todo o país. Parabéns para todos nós. Esses prêmios são nossos”. Editor do Jornal Local, de Valença, Gustavo Abruzzini também foi homenageado.
O Prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, Maneco Artenenko, prestigiou a solenidade, é no seu município que esta sendo implantado o Retiro dos Jornalistas, também esteve prestigiando a Deputada Federal Andréia do Zito.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também