Lançado em 8 de dezembro, obra está à venda e é fundamental para se compreender a trajetória da Igreja no município
2025 ficará marcado como o ano em que a Igreja Católica jogou luz sobre a sua história em Vassouras e região. Na esteira da celebração dos 100 anos da Diocese de Valença, a Paróquia de Vassouras preparou uma obra que aborda os quase 200 anos de presença católica no município. Publicado pela Editora Univassouras, Raízes da Fé: A presença da Igreja Católica em Vassouras, rumo aos 200 anos (1828-2028) foi apresentado à comunidade católica na Missa Solene da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, na Igreja Matriz, na manhã da segunda-feira, 8 de dezembro. “Estudávamos uma data para o lançamento, mas dezembro é um mês difícil, cheio de atividades, então resolvi apresentar a obra durante a missa”, explicou o padre José Antônio da Silva, um entusiasta do projeto. Durante a celebração, dois dos organizadores falaram sobre a obra: a psicóloga Fátima Niemeyer da Rocha e o historiador Angelo Ferreira Monteiro.
Com a obra, o leitor descobre que a história da Igreja em Vassouras começa com uma capela erguida em 1828, cinco anos antes da criação da Vila de Vassouras, quando a localidade ainda era ligada à extinta Vila de Paty do Alferes. A obra, um templo simples que passaria por diversas modificações até se chegar a Matriz que temos até hoje, foi finalizada em 1829. Além de Angelo e Fátima, atuaram como organizadores da obra, que contou com o apoio dos leigos das diversas comunidades católicas de Vassouras, o próprio padre José Antônio da Silva, as historiadoras Ilza Carla Brum Bastos Pinho e Sandra do Val Candido, além da doutora em Comunicação Social Viviam Lacerda de Souza.
A obra surge da preocupação da Paróquia em criar condições para que a história do catolicismo em Vassouras se mantenha palpável para as próximas gerações. “Esta obra visa manter a história de vida de nossas comunidades e lideranças, pois com o passar do tempo vamos perdendo de vista a memória dos acontecimentos principais das comunidades. O trabalho realizado por meio das entrevistas e diversas fontes de pesquisa, sobretudo no contato com as lideranças comunitárias, fez despertar o sentimento de pertença, de integração e valorização da história da comunidade local e da igreja como um todo. Deixaremos como legado para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, pastorais, movimentos, serviços e para as comunidades a presente obra. Vale ressaltar que o livro não esgota a história, deixando uma porta aberta para novas produções e aprofundamento dos temas aqui abordados”, apontam os organizadores.
Na pesquisa há espaço para a presença dos religiosos salvatorianos – a ordem do festejado padre Salésio Schimidt, que marcou época no Madruga –, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a corresponsabilidade dos fiéis na missão da Igreja, tema muito caro ao padre José Antônio da Silva, e a trajetória da professora Lielza Lemos Machado. Raízes da Fé pode ser encontrado na Casa Paroquial, na Praça Sebastião de Lacerda, e na única livraria da cidade.