S e g u n d a Escravidão: Memória e História no Vale do Paraíba Fluminense. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) oferece às quartas-feiras, de 15 de setembro a 10 de novembro, das 18h às 19h30, o curso de extensão que vai discutir a centralidade da escravidão na política, economia, cultura e sociedade do Vale do Paraíba e do Brasil Império. Inteiramente gratuito, o curso é voltado para professores do ensino básico, guias de turismo, estudantes de História e afins.
A carga horária é de 20 horas, com emissão de certificado pela UNIRIO para aqueles
que participarem de pelo menos 75 % do curso.
Todas as aulas serão transmitidas pelo canal da Escola de História Unirio no Youtube. Não é necessária inscrição prévia. Na quarta, 15 de setembro, o curso começa com O Vale do Paraíba Escravista: entre o local e o global, debate entre Rafael Marquese e Leonardo Marques, com mediação de Mariana Muaze. As aulas
posteriores terão os seguintes temas: O Tráfico de Escravos e a dinâmica política imperial; Populações Nativas e História Ambiental; Os Impérios Agrários e a escravidão madura; Família e Maternidade Escrava; Morte e Religiosidade; O Vale do Paraíba na Crise do Império; Diálogos Epistêmicos I: memórias do cativeiro e quilombos do Vale; Diálogos Epistêmicos II: Patrimônio Imaterial e o Jongo no Sudeste.
Uma resposta
Boa tarde! Achei muito interessante e gostaria de poder participar