Univassouras Artsul disputa Copa Xerém Sub-20 a convite do Fluminense e vai enfrentar grandes escolas do futebol
Os meninos do time sub-20 do Univassouras Artsul, vice-campeões estaduais da série B1, vão viver uma semana histórica. O time dirigido pelo técnico Fabiano Pereira disputa, a partir desta terça-feira, dia 9, a Copa Xerém Sub-20, competição internacional organizada pelo Fluminense. O convite foi visto internamente como um reconhecimento do Flu ao trabalho do Univassouras Artsul como clube formador. Além do clube, apenas outra equipe de menor investimento do Rio de Janeiro foi convidada: o Americano de Campos. Participam da Copa Xerém, além de Fluminense, Univassouras Artsul e Americano, o equatoriano Independiente Del Valle, o russo Zenit, o mexicano Pumas, o Porto Vitória, do Espírito Santo, e o Boston City, de Minas Gerais.
Antes da Copa Xerém, o time disputou a Copa Light e, após uma campanha perfeita, perdeu o título para o São Cristóvão, na decisão em jogo único, por 2 a 1. Para a Copa Xerém, o time, que já contava com Japeri e Webert, que integraram a equipe que disputou o estadual de profissionais, será reforçado. O zagueiro Vitão e o lateral Felipe Borges, que não foram inscritos na Copa Light por terem mais que 19 anos (a Copa Light era sub-19), foram integrados ao elenco. O time contratou ainda o zagueiro Estevam, que atuava no Botafogo.
A estreia na competição acontece na terça-feira, no estádio Marcelo Vieira, em Xerém. A equipe enfrenta o atual campeão, o Porto Vitória, referência nas divisões de base do futebol capixaba nos últimos anos. O jogo começa às 11 horas. Na quinta-feira, dia 11, ainda no CT do Fluminense, em Xerém, a equipe enfrenta, no mesmo horário, o Independiente Del Valle, do Equador. O time é o maior formador do futebol equatoriano nos últimos anos. Sábado, dia 13, o Univassouras Artsul vai até o mítico estádio das Laranjeiras enfrentar o Fluminense, pela última rodada do grupo A, às 15 horas. Os dois melhores classificados do grupo avançam para as semifinais.
Para Fabiano Pereira, a chance de disputar um torneio internacional é muito importante para a categoria de base do clube. “Tenho falado com os jogadores que esta é uma oportunidade única. Como estamos na série B1 não temos a oportunidade de enfrentar os clubes da série A. Na Copa Xerém vamos jogar contra o Fluminense, que é uma referência como clube formador, e ainda enfrentar o Porto Vitória, atual campeão da competição, e o Independiente Del Valle, uma das maiores escolas do futebol do Equador. É uma chance que temos de enfrentar outras escolas e aprender muito com isso”, afirma o treinador, que atuou no Campeonato Carioca de profissionais como auxiliar-técnico de Alexandre Gomes.
Fabiano sabe o tamanho das dificuldades que a equipe encontrará. “Não começamos o torneio como favoritos, mas vamos lutar para ir o mais longe possível na competição. Tenho falado com os meus jogadores: ousadia, alegria e responsabilidade para representar bem a instituição e desfrutarmos a alegria de disputar um torneio internacional tão importante como a Copa Xerém”, afirma.
