10:21 - 27 de maio de 2024.

Turismo Rural no Vale do Café é incentivado com Pr...

Turismo Rural no Vale do Café é incentivado com Programa de Formação e parcerias

Com o objetivo de habilitar o produtor rural na atividade econômica do turismo, sem alterar seu ambiente social e cultural, ampliando o olhar sobre as possibilidades a serem desenvolvidas nas propriedades rurais e contribuindo para o sucesso e desenvolvimento de toda a comunidade rural com a diversificação das atividades produtivas a se integrarem a este importante e promissor mercado do turismo, o SENAR Rio em parceria com a Secretaria de Turismo e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, Sebrae, Preservale e Vale do Café Convention & Visitors Bureau realiza o Programa de Formação em Turismo Rural nos municípios do Vale do Café, no Sul do Estado.

O programa será realizado nos municípios do sul do estado do Rio de Janeiro entre os meses de abril e novembro de 2023 e abrangerá as cidades do Vale do Café: Barra do Pirai, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Valença e Vassouras e o município de Resende.

O Programa de Formação em Turismo Rural é uma iniciativa importante para o desenvolvimento econômico e social da região, que tem um grande potencial turístico ainda pouco explorado. Com a realização do Programa nos municípios do sul do Estado, espera-se contribuir para a valorização do turismo rural como uma atividade econômica viável e sustentável, que pode trazer benefícios para toda a comunidade rural e promover o desenvolvimento local.

A formação é composta por dois núcleos: o básico e o específico e é realizada em formato híbrido, combinando estudo na plataforma do SENAR Rio (www.ead.senar-rio.com.br) e momentos presenciais em aulas que permitem aos participantes contextualizar os conhecimentos adquiridos. Com três momentos presenciais, realizados em propriedades rurais.

Mozart Valle, instrutor do curso, reforçou sobre o formato das aulas que serão ofertadas e a importância de incentivar o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural e natural da região “O laboratório prático oferecido no curso permite que os alunos visualizem a atividade turística e passem a acreditar no potencial de suas propriedades ou da comunidade para desenvolver a atividade. São as oportunidades que existem e que não são vistas que procuramos revelar com a atividade”, disse.

As inscrições podem ser realizadas na Plataforma EAD do SENAR Rio: ead.senar-rio.com.br

Para mais informações sobre o Programa de Formação em Turismo Rural, entre em contato com o SENAR Rio: (21) 99220 4708 ou [email protected]

Fonte: ASCOM SENAR Rio

 

 

Comentários

3 respostas

  1. Parabéns cidadão Vassourense !! Vocês são privilegiados por tantos progressos, eventos turísticos/ culturais que geram progresso financeiro para todos. Deixo meu abraço para o ilmo.sr. Severino Sombra , seu mandato e um sucesso!!! Outro abraço para o jornal Tribuna na pessoa do Senhor Marlos e toda equipe nos trazem todas notícias da região e entorno.

  2. Parabéns a todos os envolvidos!! Essa iniciativa, comprometimento e conscientização, é de muita importância para todos nós em todos os sentidos como municípios vizinhos. Nos trará muitos benefícios, capacitação e visará mais intreterimento e finanças para todos os municípios em geram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também