20:01 - 23 de maio de 2024.

Univassouras e Instituto Nacional de Tecnologia pr...

Univassouras e Instituto Nacional de Tecnologia preparam acordo de cooperação

 em Ciência

Representantes da universidade estiveram esta semana na sede do INT

A coordenadora do Curso de Engenharia Química, professora Cristiane Siqueira Pereira, e o assessor de Relações Institucionais da Universidade de Vassouras, Hamilton Moss, estiveram na terça-feira, dia 24, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro.

Os representantes da Univassouras foram recebidos pela direção e o corpo técnico do órgão, um dos grandes centros tecnológicos do país. O objetivo da visita é dar prosseguimento às tratativas para um acordo de cooperação entre a
universidade e o INT.

A parceria começou a ser tratada em 2022, a partir da colaboração do tecnologista Eduardo Cavalcanti, da Divisão de Corrosão e Biocorrosão do INT, com o projeto BioVassouras, em que alunos da Engenharia Química têm produzido Biodiesel, em articulação com a Coleta Seletiva da Prefeitura de Vassouras, a partir da coleta de óleo residual de fritura.

O interesse nessa área de biocombustíveis se somou a outros temas de estudo da área de Corrosão do INT, por conta de demandas das siderurgias e metalurgias da Região do Vale do Café. Outro ponto identificado como estratégico para parcerias é a área de certificação de produtos, especificamente com foco na certificação de produtos orgânicos e cachaça, produzidos na região de Vassouras.

Acompanhados  do secretário do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras, Danilo Pereira, e de técnicos da pasta: Nicole Aparecida Martins Klimko Fragas, diretora de projetos e a engenheira agrônoma Thais Estefani; os representantes da Univassouras foram recebidos pela diretora do INT, Iêda Caminha, e pelos coordenadores de Negócios, Valéria Pimentel; de Tecnologia de Materiais, Javier Velasco; e de Engenharia de Produtos e Processos, Rosana Moreira. Além de participarem de uma reunião na sala multimídia do INT, com apresentações institucionais e de projetos, a comitiva vassourense pôde visitar os modernos laboratórios do INT.

Cristiane Siqueira e Hamilton Moss voltaram do Rio felizes com o encontro. “Esse acordo de cooperação vai ser muito importante para os nossos cursos de Engenharia. Nossos alunos poderão visitar os laboratórios do INT, desenvolver projetos por lá”, avalia Cristiane.

Hamilton Moss acredita que o acordo vá aumentar a quantidade, a qualidade e a relevância das pesquisas desenvolvidas em Vassouras. “Pudemos mostrar o que já temos, resultado de mais de 50 anos de trabalho. Mas nosso objetivo é buscar cada vez mais qualidade, por isso o nosso interesse em buscar parcerias com instituições  do porte do INT. Eles gostaram do que mostramos. Tenho certeza que esta parceria vai aumentar ainda mais a quantidade, a qualidade e a relevância das pesquisas desenvolvidas em Vassouras”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também