19:38 - 12 de setembro de 2025.

Univassouras organiza lançamento de obra que celeb...

Univassouras organiza lançamento de obra que celebra os 50 anos do título do Flu em 1973: lançamento acontece na Cia do Livro, em Vassouras, no dia da estreia na Libertadores

 em Cultura
Às vésperas do segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca, quando o Fluminense volta a enfrentar o Flamengo desta vez buscando o bicampeonato, e no dia da estreia do clube na Libertadores da América, a Cia do Livro Vassouras recebe na quarta-feira, dia 5 de abril, o lançamento de Carioca de 1973 – Uma Glória Tricolor Semeada em Solo Negro Africano. A obra é o terceiro livro do professor de História e Geografia Eduardo Coelho a respeito das glórias do Tricolor.
 
Carioca da Tijuca, Eduardo Coelho é Tricolor desde o berço. “Eu já nasci tricolor e campeão carioca, em 1964”. Entre 1979 e 1982 integrou a Torcida Tijunense. Ambientalista, o professor tem curso de Pós-Graduação em Direito Político pelo Instituto Bennett e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas pela COPPE/UFRJ. Em 2009, criou o Blog Cidadão Fluminense (cidadaofluminense. blogspot.com), onde analisa a política e os Univassouras organiza lançamento de obra que celebra os 50 anos do título do Flu em 1973 • Lançamento acontece na Cia do Livro, em Vassouras, no dia da estreia na Libertadores Eduardo Coelho em Laranjeiras: Tricolor desde o berço bastidores das Laranjeiras. Concluiu o curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios, onde desenvolveu o trabalho “ Potencialidades Turísticas do Estádio das Laranjeiras”, sede do Fluminense e berço do primeiro título da seleção brasileira de futebol, o Campeonato Sul Americano de 1919.
 
O lançamento tem apoio da Universidade de Vassouras, patrocinadora oficial do Fluminense Football Club, e acontece às 18 horas na Cia do Livro, no Centro de Vassouras, com a presença do autor. Antes, Eduardo lançou Carioca 1971 – A verdadeira história da vitória do Fluminense sobre a Selefogo alvinegra e 1952, Fluminense Campeão do Mundo.
 
Para o jornalista João Henrique Barbosa, a ideia do lançamento é apoiar trabalhos literários como o de Eduardo Coelho. “O dito país do futebol nem sempre dá a relevância necessária a obras que versam sobre a paixão nacional. E é sempre muito mais que futebol. Apoiar o resgate desta memória deve ser uma preocupação acadêmica. Com a parceria com o Fluminense e a obra do Eduardo Coelho sendo lançada justamente nos 50 anos de um título que sempre ouvi nas histórias de papai, fazer este lançamento em Vassouras foi quase obrigatório”.
 

Comentários

Respostas de 2

  1. Parabéns. Em 1964, com dez anos de idade assisti as duas partidas finais contra o Bangu – 1×0 e 3×1. Não parei mais. O nosso primeiro Brasileiro. Vi a “Máquina” dando espetáculo. O timaço com o Casal 20, Romerito e tantos outros craques do tri campeonato, o outro Brasileiro. Depois vieram Fred, Conca, os Tiagos Silva e Neves, outros Brasileiros. PARABÉNS!

  2. O trabalho do historiador Eduardo Coelho é de grande relevância. Ele não nos conta a história de sua infância, e da sua paixão pelo Fluminense, mas faz um levantamento histórico com seriedade e profundidade.
    Fica a dica da leitura para os torcedores do Fluminense e para todos os amantes do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também