23:23 - 28 de maio de 2024.

Vale do Café sedia Projeto de Capacitação de Opera...

Vale do Café sedia Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo

 em Turismo

Evento, realizado pela ABIH-RJ, fomenta economia local e investe em geração de empregos

 

A tarde de 7 de agosto foi de fomento ao turismo e à economia do Vale do Café, reunindo inúmeros profissionais na abertura do Procap-RJ (Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), na Estação do Trem na Praça de Ipiabas, em Barra do Pirai.

O evento, que segue até o próximo dia 9, conta com a participação de cerca de 10 operadores de receptivos nacionais e internacionais, convidados que terão a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira da região, além de representantes de hotéis, pousadas e setor gastronômico.

Nos três dias de imersão às belezas naturais e investimentos em equipamentos de lazer, a expectativa é de que o saldo seja de fomento à economia regional. O coordenador da ABIH-RJ, Alexandre Morares, estima aumento em pelo menos 50% na geração de empregos e um fluxo turístico triplicado, com maior impacto nos finais de semana (quinta a domingo).

É uma região com inúmeros atrativos e investimentos em lazer, como por exemplo, o avião metaverso, aqui em Ipiabas, que ganha os olhares de turistas de diversas localidades e, tudo isso somado, é claro, à beleza natural do Vale do Café, que encanta a todos – ressaltou Alexandre Moraes, lembrando que os efeitos positivos ao turismo já podem ser constatados com o anúncio de abertura de novas pousadas, em Barra do Piraí.

Para Mário Esteves, prefeito de Barra do Pirai, a região do Vale do Café não perde em nada para roteiros turísticos tradicionais do país. Ele garantiu, durante a solenidade de abertura do Procap-RJ, que os investimentos em lazer e turismo regional irão dobrar o número de turistas na cidade.

O projeto de Mário Esteves prevê, além do avião metaverso, a colocação de uma maria-fumaça para passeios até a Vila de Casarões Históricos do século XIX, uma das atrações do Vale do Café, entre outros equipamentos de lazer previstos para funcionar ainda este ano.

MAIS

A programação de abertura seguiu no IPITOWN, também em Ipiabas, com a participação 35 players do trade turístico local, incluindo representantes de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, associações e entidades de classe, além de instituições parceiras do Turismo, como Sebrae Rio e Senac RJ.

 

A programação de imersão inclui site inspection aos empreendimentos hoteleiros da região, como Hotel Fazenda Ribeirão, Pousada Vale do Café, Pousada Blues, Pousada Por do Sol, Hotel Fazenda Império do Vale, Pousada Brisas do Vale, Pousada Abbud e Fernandes, além de visitação aos principais pontos turísticos, como a cervejaria Dupai, Casa da Intuição, Parada do Chocolate, Muito Além de um Jardim, Avião Metaverso e Parque Aquático Aldeia das Águas, entre outros. Serão também apresentados os atrativos gastronômicos, entre eles os restaurantes Apreciar, Armazém da Colina e Fazenda do Vale, este último com a feijoada mais famosa da região.

Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Faria, é uma forma de apresentar os atrativos da região, gerando empregos e fomentando a economia.

O trabalho que fazemos no Vale do Café é mostrar nossos atrativos, onde temos uma Conservatória, que é a nossa Tiradentes regional, Vassouras, com suas fazendas históricas, entre outras inúmeras atrações que tiram os nossos turistas do hotel e os levam para conhecer as belezas da nossa região – concluiu Wanderson.

PROCAP

O Procap-RJ interior teve sua primeira edição em Petrópolis, em maio de 2021, e em pouco mais de um ano já percorreu o Vale do Café, alguns municípios da Região da Costa do Sol, a Costa Verde, Teresópolis e Nova Friburgo. Idealizada pela ABIH-RJ, a iniciativa conta desta vez com a parceria da Secretaria de Turismo de Barra do Piraí e do COMTUR do município, além de apoio da Setur-RJ e TurisRio, Sicomércio de Barra do Piraí, Sebrae Rio, Senac RJ, ABAV RJ, BITO, CIETH-RJ, Viação Útil (Expresso Guanabara), Top transfer e Didu Jeep.

Entre as operadoras que serão capacitadas nesta edição estão C2Rio, Pegasus South America, Mais Turismo, CVC Corp, Ideal Receptivo, Geltour Turismo, Via Rio By Via Cap, Bia PaivaTour e ASTCERJ.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também