Cidade promove três festivais em agosto, na Estação Ferroviária, e realiza a terceira edição da Semana do Patrimônio com atividades em todo o centro histórico
Vassouras deu início ao mês de agosto com uma intensa programação cultural e turística que promete movimentar o calendário da cidade e impulsionar a economia local. A temporada de eventos começou com o Festival Tô no Rio – Edição Vassouras, realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, na Antiga Estação Ferroviária, atual sede da Secretaria Municipal de Turismo e do Centro de Atendimento ao Turista.
Na abertura, a prefeita Rosi acompanhada dos secretários municipais, do deputado federal Júlio Lopes e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a importância das ações conjuntas com o Governo do Estado para a promoção do turismo regional. O evento contou com apresentações culturais como a roda de capoeira e o show da banda Overture, que animou o público com os maiores sucessos nacionais e internacionais dos anos 80 e 90.
No sábado (2), o palco do Tô no Rio recebeu o rock de André Medeiros, e no domingo (3), o grupo Of Samba animou a tarde com muito samba. O espaço também reuniu feira gastronômica com food trucks e bebidas artesanais, tornando o ambiente na Antiga Estação ainda mais gostoso para moradores e turistas.
A programação de festivais segue durante o mês com outros dois grandes eventos na Antiga Estação Ferroviária. Nos dias 8, 9 e 10 de agosto acontece o Festival da Cerveja, reunindo as melhores cervejarias da cidade e região. Fechando o mês, nos dias 21 a 25, será a vez do Festival do Queijo, com a presença de produtores locais, queijos premiados e produtos artesanais.
III Semana do Patrimônio de Vassouras
Além dos festivais, agosto também será marcado pela valorização da história e das tradições locais com a realização da III Semana do Patrimônio de Vassouras, entre os dias 13 e 27. O evento reúne uma programação diversificada com palestras, rodas de conversa, oficinas de educação patrimonial, exposições em casarões históricos e visitas guiadas pelo centro da cidade.
A proposta da Semana do Patrimônio é fortalecer o sentimento de pertencimento e promover a preservação da memória e das expressões culturais de Vassouras, aproximando a população, estudantes e visitantes de seu riquíssimo patrimônio material e imaterial.