00:05 - 29 de maio de 2024.

Vassouras inaugura novo Centro de Convivência do I...

Vassouras inaugura novo Centro de Convivência do Idoso

 em Vassouras
O novo Centro de Convivência do Idoso de Vassouras foi inaugurado na manhã do dia 15 de maio. Localizado na Avenida Marechal Paulo Torres, o espaço oferece diversas atividades gratuitas voltadas ao envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento dos vínculos familiares e convívio comunitário, além de prevenir situações de risco social.
O CCI foi batizado de Judira Rodrigues Dias como forma de homenagear a cidadã que foi grande incentivadora do Conselho Municipal da Pessoa Idosa no município e sempre comprometida na luta pelos direitos dessa população. “Judira tomou conhecimento da lei de proteção aos idosos e lutou muito para que todos tivessem seus direitos. Sempre foi ativista política na luta pelos direitos e bem estar da pessoa idosa. Ver esse espaço pronto e funcionando me deixa emocionado porque ela ia adorar estar aqui”, disse o viúvo da homenageada, João Evangelista.
“A Dona Judira vai ficar marcada na história da cidade. Não é um espaço para descarte de pessoas, e sim um lugar para dar qualidade de vida para melhor idade. Nós temos que cuidar das pessoas, essa é a nossa política pública de bem-estar dos idosos… Que vocês possam aproveitar esse momento e refletir sobre o cuidado”, comentou o prefeito Severino Dias.
A importância da inauguração do Centro de Convivência do Idoso foi celebrada por munícipes que prestigiaram a cerimônia. “Participo dos grupos de convivência (CCI) há cerca de 20 anos, mas antes a gente não tinha um lugar específico. O grupo é muito unido e a gente sentia falta. Agora vamos ter esse espaço para fazer todas as nossas atividades e encontros”, explicou a moradora Aurora Martins Carvalho.
A secretária de Assistência Social de Vassouras, Rosa Maria Coelho, revelou que acompanhou a inspiradora trajetória da Dona Judira e reafirmou o compromisso em oferecer um serviço de qualidade para a população idosa. “Eu e minha equipe estamos nos esforçando e dando o nosso melhor. Vai ser um espaço de apoio aos idosos e não só um CCI”, disse Rosa.
Os interessados em participar do Centro de Convivência do Idoso Judira Rodrigues Dias deve realizar o cadastro na sua unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Importante lembrar que o Centro de Convivência não preenche a lacuna que o município tem desde o fechamento do Asilo Barão do Amparo. O espaço foi concebido para receber o CCI e também o Lar do Idoso, compromisso assumido pelo município, ainda na gestão do prefeito Renan Vinícius, com o Ministério Público Estadual. O espaço para receber o Lar do Idoso está pronto, mas ainda precisa de recursos para ser mobiliado. A estrutura permite o recebimento de 22 idosos tão logo o Lar dos Idosos seja instalado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também