14:08 - 24 de maio de 2024.

Vassouras sedia quinta edição da Feira da Cachaça ...

Vassouras sedia quinta edição da Feira da Cachaça e segunda edição do Encontro Nacional de Colecionadores de Cachaça

 em Cultura

A Feira da Cachaça é uma feira Cultural e Gastronômica realizada em Vassouras que em 2022 será nos dias 25, 26 e 27 de novembro com produtores de cachaça de diversos lugares do Brasil e a participação de outros agentes da cadeia produtiva da cachaça como cachaciers, bartenders, mixologistas, tanoeiros, produtores de embalagens, colecionadores, especialistas em cachaças, apreciadores e outros. A primeira edição foi realizada em 2017 na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras, com apenas 8 produtores de cachaça do Estado do Rio de Janeiro. Desde então o evento foi crescendo e envolvendo mais produtores e outros agentes da cadeia produtiva e da cadeia consumidora da cachaça e hoje é realizado no Centro de Convenções General Sombra, espaço moderno, de grandes dimensões e estrategicamente bem localizado, um marco do turismo e da produção cultural do Vale do Café. O evento envolve também instituições como a APACERJ (Associação das Cachaças do Estado do Rio de Janeiro), a ANPAQ (Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade), o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), Confrarias de Cachaça e outras instituições importantes do universo da Cachaça.
Em 2022 a previsão é que de participem cerca de 50 marcas de cachaça de todo o Brasil. Até o fechamento da revista, há dezenas de participações confirmadas de todo o Brasil entre elas: Nonno Ruaro, Velho Marujo, Cachaça Ten, Filippini, Salineira, Valiosa, Guaraciaba, Barra Velha, Werneck, Pereirinha, Carvalheira, Tiê, Santa Liberdade, Divina de Minas, Prosa Mineira, Wiba, Itajoana, Tia Maria, Pindorama, Lagos do Vale, Tellura, Coqueiro, Bousquet, Ribeirão, Sô Nicó, Barão Dourado, Colombina,Tapinuã dos Reis, Sebastiana, Magnífica, Canabella, Dom Barbedo, Adelina, Ouro 1, KanaKaram, Capitão, Do Daga, e outros representantes da cadeia produtiva da cachaça desde tanoarias como a Tanoaria Agulhas Negras, a fábrica de Alambiques Santa Efigênia, fabricantes de embalagens como a Premier Pack e a Pack Full e a grife Louca da Cachaça.
A programação será dividida entre programação didática e programação artística. Na programação didática, alguns dos maiores especialistas em cachaça do Brasil que será dividida entre uma programação específica para produtores e uma programação para o público geral. Entre as participações o pós doc Leandro Marelli, especialista em legalização e montagens de alambiques, o professor doutor Alexandre Santos de Souza do IFNMG de Salinas, especialista em envelhecimento e armazenagem, a doutoranda Karla Cristina Cardoso Morais, especialista em blends e análise sensorial, a Doutora Viviam Larcerda que vai falar de brand (marca) e o turismólogo Alexandre Ferraz que vai relacionar a cachaça ao desenvolvimento do turismo. Para coroar a programação didática, haverá uma rodada regional do concurso Rabo de Galo coordenador e criado pelo Mestre Derivan, um dos bartenders mais experientes do Brasil.
Já na programação artística bastante diversidade. Desde uma linda homenagem com um “Tributo à Marília Mendonça” feito pela cantora Paôla Costa até Rock and Roll de primeira com o grupo André Medeiros and Old Seven Band, além de outras atrações.
O Evento conta com a produção da Cafeína (Vale do Café Projetos Culturais) e da Consultoria Flor do Cafezal e a curadoria do colecionador de Cachaças Cláudio Martuchelli. Conta também com o apoio da Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Universidade de Vassouras, do Bliss Hotel, do Hotel Santa Amália, da Pousada Bethânia, Vila Hibisco Pousada e Apart, Serve Bem, Vallée des Chèvres Bistrô, entre outros empreendimentos privados do município de Vassouras e do Vale do Café.

Comentários

Uma resposta

  1. Bom dia! A Confraria da Cachaça Ratos de Barril de Sanranésia/Pirai-RJ, no ano de 2021, participou da Iv Feira da Cachaça com um Grupo de 25 Confrades e Confreiras. Parabéns pela organização. Vamos participar no dia 25/11/2022, com 40 Confrades e Confreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também