17:52 - 23 de maio de 2024.

VIII Colóquio Internacional promoveu diálogos sobr...

VIII Colóquio Internacional promoveu diálogos sobre a arquitetura entre os séculos XVII e XIX

 em Cultura

“A Casa Senhorial em Portugal, Brasil e Goa: Anatomia de Interiores” foi o tema do colóquio realizado no auditório da Universidade de Vassouras, de 6 a 8 de maio, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa/Minc, Universidade Nova de Lisboa e Univassouras. O evento teve a participação de pesquisadores de diferentes regiões do país e representantes de Portugal e Goa.

A programação contou com palestras, VIII Colóquio Internacional promoveu diálogos sobre a arquitetura entre os séculos XVII e XIX O XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ-IC) acontecerá de 22 a 25 de julho na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica/RJ. O evento, já tradicional na Engenharia Química e áreas afins, será realizado pela UFRRJ em parceria com a Univassouras.

A divulgação da ciência e retomada das pesquisas pós pandemia está no coração do desenvolvimento do XV COBEQ-IC. Por isso, ele se propõe a incentivar novos profissionais e acredita na ciência para estimular o caminhar para um futuro mais promissor. Pensando nisso as inscrições são gratuitas. Serão aceitos trabalhos completos de 5 a 8 páginas que poderão ser apresentados na forma oral ou como pôster. Os melhores trabalhos de cada área temática serão premiados. As áreas temáticas incluem: Análise de Risco e Segurança de Processos; Engenharia Os pesquisadores Helder Carita, Ana Pessoa, Eduardo Schnoor e o Assessor de Relações Institucionais da Univassouras Prof. Hamilton Moss de Souza comunicações, exposição e visitas ao Centro Histórico de Vassouras, Museu Casa da Hera e Museu de Vassouras.

Desde o seu início, em 2011, o projeto tem promovido um intenso diálogo entre investigadores com um debate contínuo sobre as influências culturais da arquitetura, dos programas de interiores, das artes decorativas e do mobiliário. Neste contexto, o projeto desenvolveu também um website para divulgar este novo conhecimento à comunidade científica.

Em 2023 o projeto expandiu a sua área de investigação para o território de Goa, na Índia, onde organizou o seu VII Colóquio Internacional, no qual participaram investigadores brasileiros, goeses e portugueses.

Uma exposição foi inaugurada no dia 6 de maio, no Centro Cultural Cazuza. Ela corresponde a uma etapa do projeto: A Casa Senhorial, Portugal, Brasil e Goa, desenvolvida numa parceria entre o Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. As fontes documentais são elementos essenciais na metodologia usada para estudo das casas senhoriais, onde documentos escritos, desenhos e fotografias fornecem informações significativas, como construtores, reforma, estilos de vida, alterações ao longo dos anos, entre outros aspectos importantes.

Helder Carita, representante de Portugal, declarou que a partir de um curso a cerca de 10 anos, teve início uma ligação entre a Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Casa de Rui Barbosa, com experiências enriquecedoras entre Brasil e Portugal e com expectativas de expansão para outros países.

Segundo a organizadora do evento, Ana Pessoa, a escolha da cidade para sediar o colóquio foi apontada por especialistas que buscam lugares onde se possa apreciar exemplares relevantes da arquitetura. “A indicação de Vassouras para sediar este VIII Colóquio devese a importância do patrimônio arquitetônico da região do Vale do Paraíba, erguido quando do apogeu da produção cafeeira do século XIX, e que se constitui hoje um privilegiado atrativo cultural e turístico”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também