Ação coordenada pelo vereador de Paty do Alferes, Sérgio Sabiá, beneficiou neste primeiro lote cerca de 120 famílias
Pelo menos 120 famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária dos seus imóveis pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ. A iniciativa atendeu moradores do bairro Granja Nova Califórnia, em Paty do Alferes, que lutavam há décadas pelo direito aos imóveis.
Com o apoio do vereador Sérgio Sabiá (PL) e demais representantes de entidades e lideranças políticas da cidade, a ação democratiza o acesso à terra, garantindo os processos de regularização fundiária dos moradores da localidade também conhecida como Loteamento João Malandro.
Mais outras 150 famílias que vivem na localidade também deverão ser beneficiadas e passam pelo processo de avaliação para receberem o título de proprietário dos imóveis. O processo, ainda segundo o vereador, não tem sido demorado e leva em torno de oito meses para cadastramento e avaliação dos dados dos moradores.
“É uma sensação de dever cumprido. Somos eleitos para ajudar nossa população e nossa cidade, com projetos e ações que visem melhoria na qualidade de vida das pessoas. E nada melhor do que ver famílias recebendo documentação do imóvel que já é seu por direito e, agora, está regularizado dando dignidade a estas pessoas”, ressaltou o vereador, afirmando que contou com o apoio da ex-prefeita Batata, do presidente Robson Claudino e da diretora do ITERJ, Mariana Felipe.
ITERJ
Ao garantir a permanência das famílias na terra, além da titulação, o ITERJ promove o desenvolvimento sustentável dos assentamentos urbanos e rurais com intervenções urbanísticas e projetos geradores de trabalho e renda.