08:46 - 27 de maio de 2024.

Delícias do Vale do Café 2024 - Terceira edição

Delícias do Vale do Café 2024 – Terceira edição

 em Cultura

A terceira edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café acontecerá entre os dias 7 e 16 de junho, reunindo dezenas de estabelecimentos gastronômicos, hotéis fazenda, produtores e artesãos dos municípios que compõem a região: Valença; Vassouras; Barra do Piraí; Piraí; Mendes; Engenheiro Paulo de Frontin; Miguel Pereira; Paty do Alferes; Paracambi; Pinheiral; Paraíba do Sul e Rio Claro, além dos distritos de Ipiabas e Conservatória. Mais uma vez, a Setur/RJ e a Secretaria Estadual de Agricultura apoiam o festival, assim como o Sebrae, Senac com Sicomercio das cidades de Valença, Barra do Pirai, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e Rio Claro, as secretarias de Turismo dos municípios participantes e a Universidade de Vassouras.

No período, cada estabelecimento servirá uma receita criada exclusivamente para o evento e os pratos terão valores fixos. A personalidade homenageada nesta edição será Eufrásia Teixeira Leite, que promete inspirar chefs e cozinheiros na criação de suas delícias.

E mais: durante um fim de semana (7 a 9/06), o festival promove o Delícias na Praça, iniciativa realizada em Piraí. No espaço, haverá exposição e venda de produtos dos produtores da região, artesanato e apresentações musicais, além de degustação de produtos/serviços dos patrocinadores. O Delícias na Praça também contará com uma programação de shows gratuitos.

O foco da programação do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café é valorizar a gastronomia, a cultura e os produtos regionais, envolvendo agricultores, pescadores, cozinheiros, comerciantes, pequenos e microempresários, educadores, escritores e ativistas – fortalecendo, também, o APL do Café, da Cachaça e do Queijo. Roteiros turísticos pela região serão divulgados para o público durante o evento, incentivando a circulação pelos estabelecimentos e atrativos participantes do evento.

“A consolidação do festival fortalece o turismo e a economia local, além de apresentar tendências e gerar oportunidades aos pequenos e microempresários. Toda a programação visa fortalecer a produção local, integrando os produtores do Vale com empresas de gastronomia e expondo os diferenciais dos produtos da região como atrativos culturais, gastronômicos e turísticos”, destaca Maria Inês Oliveros, produtora do evento.

Para divulgar, promover e fomentar ainda mais o festival, o Delícias do Vale do Café promoverá duas ações prévias: no dia 30 de abril acontece o lançamento e apresentação do Festival para operadoras, agentes de viagens e guias de turismo no Restaurante Otto, no Rio de Janeiro. Já no dia 24 de maio, em Vassouras, será realizado o Encontro de Negócios & Networking, reunindo todos os participantes do Delícias.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também