16:03 - 28 de abril de 2024.

Dom Nelson Francelino fez primeira visita pastoral...

Dom Nelson Francelino fez primeira visita pastoral à paróquia de Vassouras

 em Vassouras

Recepcionado pelo Padre José Antônio, bispo visitou autoridades e comunidades católicas de todo o município

 

Bispo da Diocese de Valença, Dom Nelson Francelino esteve em Vassouras entre os dias 7 e 10 de março. Foi a primeira visita pastoral de Dom Nelson, que é bispo da diocese desde 2014. Recepcionado pelo padre José Antônio da Silva, o bispo se encontrou com autoridades do município, se reuniu com a direção da Fundação Educacional Severino Sombra, participou de encontros com lideranças católicas, celebrou missas e visitou todas as 28 comunidades católicas do município.

Dom Nelson chegou a Vassouras na manhã da quinta-feira, dia 7. Foi recebido com um café da manhã pelo padre José Antônio antes de visitar as dependências do centro pastoral e o museu de arte sacra da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ainda no primeiro dia de visita à cidade, foi recebido pelas religiosas da Casa Bethânia. Ele esteve ainda nas secretarias municipais de Educação, Administração e Cultura. Foi até a comunidade de Andrade Costa, onde conheceu a Escola Municipal Sagrada Família de Nazaré. A escola funciona em tempo integral graças a um acordo do município com a Diocese, que há anos cedeu o espaço onde funciona a escola.

Ainda na quinta-feira, Dom Nelson se reuniu com o Conselho Paroquial de Pastoral, formado por lideranças dos movimentos pastorais. “Foi um dia repleto de atividades significativas, reflexão e conexão para nossa Paróquia”, escreveu a Paróquia em suas redes sociais. A sexta-feira, dia 8, foi marcada por encontros do pastor com as comunidades e setores da sociedade. O dia começou com uma visita especial ao Colégio dos Santos Anjos, administrado pelas irmãs da Congregação dos Santos Anjos. No colégio, Dom Nelson celebrou a Santa Missa na capela interna, junto aos trabalhadores e alunos. O bispo se reuniu ainda com o conselho administrativo da Fusve, incluindo o presidente Gustavo Oliveira do Amaral e o vice Cláudio Medeiros Guimarães. Gustavo lembrou que foi aluno do Santos Anjos da alfabetização até o Ensino Médio e cursou Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Na tarde de sexta, deu prosseguimento às visitas às comunidades. Encerrou o dia celebrando uma Santa Missa em Massambará, reunindo leigos e leigas. No sábado, Dom Nelson esteve na Estiva, em Pirauí e Capim Angola. Chegou até São Sebastião dos Ferreiros acompanhado por uma carreata. Em Ferreiros, mais uma missa, desta vez com a participação especial das crianças da catequese.

No quarto e último dia da Visita Pastoral, o Bispo Diocesano Dom Nelson Francelino e o Pároco Pe. José Antônio estiveram presentes no período da manhã e parte da tarde nas comunidades de Ipiranga, Bacia de Pedra, Demétrio Ribeiro, Esquina da Alegria, Cruzeiro e Rua Projetada. A Santa Missa foi celebrada em Bacia de Pedra. Durante a tarde, Dom Nelson prosseguiu com as visitas às comunidades Pocinhos, Represa, Mancusi, Residência, São Jorge, Rosário, Santa Amália e Mello Afonso. A Santa Missa aconteceu na comunidade de São Sebastião do Grecco.

 

A visita foi encerrada com a celebração da Santa Missa na Matriz, com a presença de leigos, leigas, irmãs dos Santos Anjos e autoridades da cidade. A vice-prefeita Rosi Silva fez a entrega simbólica das chaves da cidade. A médica Thais Maria, em nome do Conselho Paroquial, entregou uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Conceição a Dom Nelson. O bispo aproveitou para anunciar que Vassouras será a capital diocesana da Juventude em 20 de outubro, quando acolherá jovens dos nove municípios da diocese.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também