13:28 - 24 de maio de 2024.

Fazenda da Taquara sedia 8ª reunião do APL do Café...

Fazenda da Taquara sedia 8ª reunião do APL do Café do Vale do Café

 em Turismo

O Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café vai chegar a sua oitava reunião técnica. No dia 11 de agosto a partir das 14h, a Fazenda da Taquara em Barra do Piraí vai sediar o encontro em que será apresentado o estudo de Indicação Geográfica contratado pelo Sebrae.

A abertura será feita pela subcretária de Estado Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Marina Esteves; pelo secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio Campos; pelo diretor do Sebrae, Júlio Cezar; pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; e pelo prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves.

Em seguida, 14:30, o proprietário da Fazenda da Taquara, Marcelo Streva, fará a apresentação sobre o turismo na propriedade. Às 14:40 , Paulo Márcio Mundim da Emater, vai apresentar a segunda palestra falando sobre Crédito Rural e Agrofundo. Na sequência, Marcelo Aguiar do Sebrae, vai detalhar a Identificação Geográfica.

Às 15:20, a penúltima palestra será sobre Qualidade do café e organização da Mostra do Café no Vale do Café, conduzida por Jeziane Garcia Apostólico da Emater Noroeste. Para finalizar as palestras Bruno Von Seehausen Lopes, consultor de Exportação e E-commerce dos Correios, vai falar sobre Soluções de logistica de E-Commerce dos Correios para produtores.

A realização da reunião do APL do Café na Taquara foi alinhada em um encontro entre o proprietário da fazenda Marcelo Streva, o secretário de Turismo e Cultura de Barra Jair Paulista, a consultora do Sebrae Leda Barreto e o assessor especial da Setur-RJ e vice-presidente do Preservale Wanderson Farias. A Fazenda da Taquara é da primeira metade do século XIX, tem grande importância pra região, produz cafe e é aberta a visitação.

– Chegamos a 8ª reunião e isso mostra a força do incentivo aos novos produtores de café. Já temos propriedades produzindo cafés de qualidade a partir do APL, que é uma forma de unir turismo e agricultura. Será um evento para avançar ainda mais no debate sobre a importância do café especialmente para atrair mais turistas para fazendas históricas do Ciclo do Café e para o Museu do Café da Fazenda São Luiz da Boa Sorte – disse Wanderson Farias.

O APL do Café do Vale do Café tem apoio das Secretarias de estado de Turismo, Agricultura, Desenvolvimento Rconômico, Preservale, Ascarj, Sebrae, Emater, UniVassouras, Pessagro e Convention Bureau.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também