09:41 - 27 de maio de 2024.

Feira das Nações do CIEP Padre Salésio reúne mais ...

Feira das Nações do CIEP Padre Salésio reúne mais de 4 mil pessoas

• Evento conquistou as atenções do público, entre pais, alunos, professores e comunidade com apresentações culturais de 16 países

Uma viagem pelo mundo sem sair da escola. Foi assim que alunos e professores resumiram a 3º Edição da Feira das Nações, realizada pelo CIEP 297 Padre Salésio Schimid, no Centro. O projeto, iniciado no dia 24 e com encerramento no dia 28 de outubro, resultou na apresentação das histórias, idiomas, culturas e gastronomias, com degustação gratuita de 16 países.
Um dos pontos altos do evento, acompanhado de perto pela vice-prefeita, Rosi Silva, foi na quinta-feira, 27, quando a escola foi aberta ao público, reunindo pelo menos quatro mil pessoas, entre alunos, professores e comunidade que visitaram os 16 stands de exposições do Brasil, Itália, África do Sul, Argentina, Portugal, Alemanha, Espanha, Cuba, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, México, Japão, Índia, Egito e França.

O diretor do Ciep Gregson Barros da Silva explicou que o projeto integrado, desenvolvido este ano pelas disciplinas de Ciências Integradas e Tecnologia, objetiva aproximar alunos, incentivar a pesquisa, conhecimento geográfico e cultural de diversas localidades do mundo, além de garantir a integração de diversas disciplinas.
– À medida que as pesquisas vão acontecendo a gente observa o encanto dos alunos com as descobertas e, melhor, tudo isso associado à criatividade dos nossos estudantes que buscaram inúmeras formas de atrair as atenções da comunidade para seus stands – disse o diretor, citando como exemplos, a criação de um QR Cold para facilitar os visitantes na pesquisa sobre os países.
Alan Mendes, de 17 anos, do terceiro ano do Ensino Fundamental, foi um dos que relatou a surpresa com as descobertas da pesquisa sobre a gastronomia Argentina.
– Fiquei surpreso ao saber que os argentinos amam churrasco, que é tradicional por lá. Achava que essa era uma comida típica somente dos brasileiros – disse o adolescente, relatando ainda que ficou encantando com a história da dança mais famosa do país: o tango. A turma de Alan, aliás, encantou os convidados com a desenvoltura do casal de alunos que dançou tango para o público.

PROJETO

A vice-prefeita, Rosi Silva, também elogiou a iniciativa e aproveitou para visitar todos os stands.
– É um passeio cultural e tanto. Uma volta ao mundo bem divertida, explicativa e criativa – ressaltou.
Anualmente, o Projeto de Integração é realizado pelo Ciep – 297 Padre Salésio Schimid, com temas diferenciados e de interesses do momento. A Feira das Nações, deste ano levou em consideração a Copa do Mundo, que tem abertura oficial em novembro.
E com base no futebol, o encerramento do projeto ficou por conta de um jogo de futsal interclasses com alunos defendendo os países pesquisados. A Feira das Nações foi desenvolvida em 45 dias, com o apoio das equipes pedagógicas da escola, e reuniu alunos com idades entre 14 a 19 anos, do 9o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio.

Comentários

Uma resposta

  1. Eu sou simplesmente encantada por esse colégio, tenho um carrinho enorme por toda a equipe q compõe o 297, é um colégio acolhedor onde muitos jovens se encontram, como eu me encontrei, grata por fazer parte dessa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também