23:56 - 28 de maio de 2024.

Fórum Regional de Turismo discutiu retomada do set...

Fórum Regional de Turismo discutiu retomada do setor no Centro de Convenções General Sombra

 em Brasil

• Evento, com a presença do governador Cláudio Castro, debateu retorno das atividades no setor

Presidente da Fusve Marco Capute acredita no potencial de Vassouras
O governador Cláudio Castro enfatizou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico

Na última quinta-feira (26), Vassouras sediou o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Vale do Café, no Centro de Convenções General Sombra. Projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado (TurisRio), o Fórum foi o primeiro dos 12 que serão realizados nas regiões turísticas do estado para fomentar a retomada do setor. Segundo o governador Cláudio Castro, o Vale do Café foi escolhido para sediar a primeira edição por sua posição estratégica para o turismo de proximidade, grande tendência neste momento de avanço da vacinação contra a Covid-19.
Além do governador, participaram da mesa de abertura o secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio Sergio Ricardo de Almeida, a secretária de Turismo do Distrito Federal Vanessa Mendonça, o presidente da Fusve Marco Capute, o prefeito Severino Dias, a vice Rosi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Wanderson Farias, entre outras autoridades.

Ronaldo Cezar Coelho apresentou o Museu da Vila de Vassouras que será inaugurado em 2022
Universidade de Vassouras parceira do evento

O prefeito de Vassouras abriu o evento agradecendo a presença de prefeitos e representantes de todas os municípios e também dos empresários e demais entidades do trade turístico. “Muito obrigado governador e secretário Tutuca pelo 1º Fórum ser aqui na nossa cidade. Com todo respeito a quem é de fora, mas Vassouras é a cidade mais bonita do Brasil. A gente quer unir o Vale do Café, que já foi uma das regiões mais importantes do nosso país e eu tenho certeza que vai voltar a ser”, disse Severino, que agradeceu aos empresários Marco Capute e Ronaldo Cezar Coelho por todos os investimentos na cidade que beneficiam a população.
Ao longo do dia foram realizados painéis, mesas de debate e palestras. Além das mesas de exposição dentro do Centro de Convenções, os 15 municípios puderam expor seus produtos e principais atrativos na área externa. “A união de agricultura, esporte, artesanato e turismo é fundamental para que a gente faça esse verdadeiro ciclo do turismo, que é cultural e econômico”, explicou o governador Cláudio Castro, que assinou ao lado do secretário Tutuca um termo de cooperação técnica com os prefeitos do Vale do Café para fomento ao setor do artesanato.
O Fórum do Turismo chegou a Vassouras após articulação do prefeito e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, junto à Secretaria de Turismo. “Agradeço ao prefeito por todo seu suporte e de sua equipe, representada no secretario Wanderson, que tem feito um trabalho brilhante. A gente tem que trabalhar ouvindo as demandas dos municípios, e o Wanderson faz isso com maestria”, disse o secretário Tutuca, que conduziu a primeira palestra.

A secretária de Turismo do DF disse ter ficado encantada com a cidade e com o potencial turístico do Vale do Café. “Quero pedir uma salva de palmas, em nome de Brasília, à Vassouras, ao secretário Wanderson, porque ele nos trouxe aqui, ao secretário Tutuca e ao trade turístico e todas as entidades que estão aqui”, disse Vanessa Mendonça, que também elogiou a estrutura do Centro de Convenções. “Foi um dia muito especial, em que Vassouras mais uma vez mostrou sua capacidade de realizar grandes eventos e promover a união. Agradeço a todos e que participaram para a realização do Fórum que dá o pontapé inicial do grande projeto do governo do Estado de retomada do turismo”, disse o secretário Wanderson.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também