13:03 - 24 de maio de 2024.

IFec RJ se consolida como um dos principais instit...

IFec RJ se consolida como um dos principais institutos de pesquisa do estado do RJ

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comemora, em 2022, três anos de existência auxiliando sindicatos e empresários na tomada de decisões e contribuindo para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro.

A acelerada demanda por pesquisas e estudos frente à grande movimentação econômica dos últimos anos viabilizou a entrada do IFec RJ em uma nova fase: o instituto passará a comercializar estudos e pesquisas para instituições públicas ou privadas para atender a necessidade da empresa ou de seu segmento.

“Na crise, o IFec RJ conseguiu reunir, de forma exclusiva, dados sobre temas específicos que estão sendo discutidos de forma extremamente rápida e com a análise sobre os respectivos impactos na economia do estado para o setor. Um exemplo é a repercussão na mídia de janeiro e fevereiro (apenas dois meses) de 2022, que representam mais de 50% de todo ano de 2021 e mais de 30% do que foi 2020. Fomos base de informações de dados confiáveis de toda ordem para antecipar (estatisticamente) o movimento da pandemia e junto com pesquisas semanais entendendo as dores e necessidades dos empresários”, explica João Gomes.

O instituto integrou, em 2021, o ranking TOP 5 de projeções do Banco Central do Brasil para Taxa Selic. Ao longo de três anos foram publicadas cerca de 105 pesquisas com empresários e consumidores fluminenses, além de mais de 96 análises sobre dados públicos. O instituto participou, ainda, de mais de 90 reuniões e representações em entidades parceiras e no poder público, integrando Conselhos Consultivos, Câmara dos Vereadores, Prefeitura, entre outros.

“Será possível realizar uma assinatura para receber com regularidade pesquisas e estudos na íntegra, além de contratar estudos mais aprofundados por demanda. O público terá acesso a dados que demonstram de forma antecipada as tendências econômicas, observando números divulgados pelos principais órgãos balizadores de mercado. Nossos índices, por exemplo, anteciparam a aceleração dos serviços no segundo semestre de 2021 e mostraram um fevereiro impactado pelo mês de janeiro quando tivemos a nova onda da pandemia derivada da variante ômicron”, destaca o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

O IFec RJ foi criado com o objetivo principal de produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem a tomada de decisões dos sindicatos e empresários do setor. São pesquisas mensais, anuais e esporádicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e a expectativa deles a respeito do futuro da economia fluminense. Além dos dados produzidos, o IFec RJ faz uso de estatísticas públicas e privadas para a geração dos seus indicadores, previsões e análises econômicas que orientem os empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Em três anos de fundação, os estudos e pesquisas do instituto foram citados em mais de 5 mil publicações na imprensa, o que gerou valoração de mídia espontânea superior a R$85 milhões de reais, demonstrando, assim, a credibilidade do IFec RJ na mídia nacional.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *