09:29 - 10 de fevereiro de 2026.

Infarto fulminante mata Ubirajara Carvalho, o Biri...

Infarto fulminante mata Ubirajara Carvalho, o Birinha

 em Vassouras

Um infarto fulminante no início da tarde da sexta-feira, dia 6, matou o servidor público Ubirajara Carvalho, 50 anos. Birinha morreu ao passar mal no Mello Afonso. Servidor público concursado há 24 anos, passou pela Câmara Municipal e há mais de 15 anos atuava na Secretaria de Cultura. Sepultado na tarde de sábado, dia 7, no Cemitério Municipal, no Campo Limpo, Ubirajara deixa três filhos e viúva. A Prefeitura de Vassouras postou nas redes sociais uma nota de pesar pela morte do servidor.

Nos últimos anos, Birinha atuava no Centro Cultural Cazuza. “O que eu posso dizer é que o Centro Cultural perdeu seu braço direito e eu perdi um de meus melhores amigos”, afirmou Tatiana Santiago, diretora do Centro Cultural, à Tribuna, visivelmente emocionada.

Ubirajara era figura de destaque no samba da cidade. Melhor percussionista de sua geração, desde cedo chamou atenção pelo que fazia com um repinique. Bem novo passou a ser o responsável pelas viradas da escola de samba Unidos do Madruga. O bloco Caçarola do Roliço postou uma homenagem ao percussionista nas redes sociais. Apaixonado pelo Carnaval, Birinha, que nasceu na Quarta-feira de Cinzas de 1975, nos deixou uma semana antes da festa que tanto amava.

A vida boêmia o levou ao fundo do poço. Enfrentou as agruras da dependência química. Mas venceu. Há anos era a principal referência dos Alcóolicos Anônimos e dos Narcóticos Anônimos na cidade. Se no serviço público era conhecido pelo trabalho zeloso e interessado, fora do trabalho empenhava-se para que outras pessoas pudessem vencer o vício como ele venceu. Ministrava palestras e divulgava sempre o AA e o NA para animar dependentes a enfrentar o vício. O serviço público e o samba sentem muito a perda de Birinha. A solidariedade do vassourense fica muito desfalcada com a morte de alguém que se empenhava tanto pelo próximo.

A TRIBUNA registrou o trabalho impecável de Birinha na edição de 20 de dezembro:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também