13:35 - 24 de maio de 2024.

NOTA OFICIAL DO INSTITUTO NIEMEYER -TEATRO RAUL CO...

NOTA OFICIAL DO INSTITUTO NIEMEYER -TEATRO RAUL CORTÊS – DUQUE DE CAXIAS

Na última semana fomos surpreendidos com a triste notícia de que o teatro Raul Cortês, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estava recebendo uma obra que, além de descaracterizar sua fachada de forma inconcebível ao projeto original de Oscar Niemeyer, teria recebido à intervenção com motivação que fere o princípio de humanismo defendido pelo grande arquiteto e fundador deste Instituto.
É fundamental que governos e governantes pensem em soluções para suas cidades, mas de forma à cuidar de seu povo, sua história e de seu patrimônio.
Nos últimos dias, fizemos contato com autoridades municipais no sentido de entender o que estava acontecendo e também, para compreender de onde viria eventual autorização, tendo em vista que, uma intervenção neste sentido jamais contaria com a anuência do arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, que preside o Instituto Niemeyer. Nosso presidente(é importante destacar), não teve sequer conhecimento de que um “muro” seria erguido para apartar à população em situação de rua, justamente num período tão delicado e de tantos desafios como o que enfrentamos em nosso país.
Após minuciosa pesquisa, não encontramos qualquer documento que respalde a nota oficial da prefeitura, que alega contar com autorização para a realização da obra. Portanto, afirmamos categoricamente que não há aprovação por parte da família, do escritório e muito menos do INSTITUTO NIEMEYER ou de seu presidente para que a gestão local interfira na obra de Oscar Niemeyer.
Problemas sociais devem ser resolvidos com políticas públicas pautadas em princípios, que reforcem gestos de humanidade e de empatia com o conjunto de sua população, especialmente daqueles que mais necessitam.
Decerto, não serão obras de ocasião e ações imediatistas que transformarão a realidade social de uma cidade. Ao contrário, somente aprofundarão as desigualdades que tanto combatemos em nossa jornada.
Finalmente, não apenas em defesa do patrimônio histórico, da arquitetura de Oscar Niemeyer e seu legado, mas principalmente em defesa dos menos favorecidos e de toda população de Caxias, o Instituto Niemeyer de Políticas Públicas Científicas e Culturais, se posiciona contrário à construção do muro, que além de descaracterizar a importante obra, segrega à população mais pobre e vulnerável de Duque de Caxias.
Por oportuno, o Instituto Niemeyer se coloca à disposição das autoridades para debater políticas habitacionais, sociais e de direitos humanos que não só atendam aos anseios do povo caxiense, bem como, garantam dignidade à sua população.
“A vida não é justa. E o que justifica esse nosso curto passeio é a solidariedade”
Oscar Niemeyer


Paulo Sérgio Niemeyer – Presidente do Instituto Niemeyer
Comunicação INPUC – Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Edição Digital

1269