12:57 - 24 de maio de 2024.

Novo PAC Seleções vai garantir escola de tempo int...

Novo PAC Seleções vai garantir escola de tempo integral em Vassouras

Anúncio foi feito nesta quinta pelo presidente Lula

 

O município de Vassouras vai receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, destinado ao investimento de construções de equipamentos públicos em estados e municípios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira, dia 7, que o governo federal vai investir 23 bilhões de reais em obras e construção de equipamentos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura nos 26 estados e no Distrito Federal. Cerca de 90 % dos recursos serão aplicados nos municípios. Dezesseis modalidades serão contempladas, entre elas maternidades e escolas em tempo integral.

 

De acordo com o Palácio do Planalto, foram selecionados, a partir do edital do Novo PAC Seleções, 6.778 projetos em todo o país, alcançando 59% dos municípios brasileiros. Ao discursar durante o evento, no Palácio do Planalto, Lula disse que o critério para a seleção dos projetos não foi político e nem levou em conta a filiação partidária de prefeitos e governadores adversários.

 

O presidente afirmou que é preciso priorizar a necessidade do povo. “O que existe é o critério de atender os municípios mais necessitados, os Estados mais necessitados”, afirmou. O presidente ainda cobrou dos ministros que acompanhem de perto, fiscalizem os locais onde os recursos estão sendo investidos: “O que nós precisamos é ficar em cima para saber se as coisas estão acontecendo de verdade”.

 

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do PAC, explicou que foram priorizadas regiões carentes de equipamentos públicos, assim como localidades com piores indicadores econômicos e sociais. “Procuramos fazer justiça e equidade no tratamento com os municípios”, afirmou.

 

Vassouras foi contemplada com a construção de uma escola em tempo integral. O Novo PAC Seleções garante a construção de 684 novas escolas de ensino fundamental e médio em tempo integral, em áreas de vulnerabilidade social, em 656 municípios e no Distrito Federal. As novas escolas em tempo integral garantem a cobertura para 119,7 mil estudantes em nível nacional. O Novo PAC busca reduzir as desigualdades educacionais, com foco na melhoria da meta do Plano Nacional de Educação dos estados. As escolas para atendimento em tempo integral são voltadas para ensino fundamental e médio.

 

O município vai receber também um ônibus escolar e um CEU da Cultura. O CEU da Cultura é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, composto por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura. Os investimentos do Novo PAC Seleções, por estados e municípios, podem ser conferidos aqui: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes/confira-no-seu-estado-e-municipio .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também