12:41 - 24 de maio de 2024.

Piquenique marca retomada do Mama Ativa

Piquenique marca retomada do Mama Ativa

No último domingo, dia 28/11, o grupo Mama Ativa realizou um piquenique colaborativo para marcar o retorno de suas rodas de conversa presenciais.
O grupo, idealizado pelas amigas Marcela Chagas, consultora em amamentação e Roberta Capute, médica, foi fundado em 2019 com o intuito de levar informação de qualidade e apoio às mulheres, principalmente mães, gestantes e tentantes nos assuntos relativos à maternidade.
Inicialmente, o grupo realizava encontros presenciais mensais onde eram abordados temas como amamentação, parto, cuidados com os recém-nascidos, entre outros, além de ser um momento de convívio e trocas de experiências.
Devido à pandemia, os encontros presenciais foram interrompidos, mas o grupo de apoio permaneceu ativo através das redes sociais WhatsApp e Instagram (@mama.ativa).
No Instagram as fundadoras divulgam informações com embasamento científico e desmistificam muitas informações falsas difundidas na cultura popular.
Já no WhatsApp o grupo funciona como rede de apoio virtual, onde as participantes trocam experiências, fazem seus desabafos e são acolhidas pelas outras mães, além de também receberem sempre informações qualificadas diante de suas dúvidas.
E foi essa rede virtual que saiu fortalecida dessa pandemia, como podemos ver pelo sucesso que foi essa primeira roda de conversa pós-pandemia. E o tema não poderia ser outro: Maternidade na pandemia.
Sobraram relatos emocionados sobre as dificuldades vividas pela maioria das famílias presentes e também muitos agradecimentos à rede virtual que foi o único ponto de apoio de algumas mulheres.
Além das mães e crianças, muitos pais e familiares também compareceram, reforçando a importância do envolvimento de todos ao redor da mãe na tomada de decisões conscientes e manutenção das ações, quaisquer que sejam essas escolhas.
O grupo já manifestou que a intenção é a retomada total em 2022 com os encontros realizados de forma regular mensal ou talvez até quinzenal.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *