19:17 - 23 de maio de 2024.

Prêmio Destaque Mulher Empreendedora exalta empres...

Prêmio Destaque Mulher Empreendedora exalta empresárias de Búzios

Ao todo, 20 mulheres receberam certificado e mimos em um jantar especial dedicado a celebrar o empreendedorismo feminino no balneário

 

O Restaurante Le Sancerre Bistrô, no Porto da Barra, foi palco da primeira edição do Prêmio Destaque Mulher Empreendedora de Búzios, ocorrido nesta quinta-feira (8), data que celebra mundialmente o Dia Internacional da Mulher. A premição, idealizada e organizada pelas jornalistas Camila Raupp, editora do Jornal Prensa de Babel e Aline Santana da HypexMidia, homenageou ao todo 20 empreendedoras que atuam e geram emprego e renda na cidade.

 

De acordo com os índices da Rede Mulher Empreendedora, 63% das brasileiras que empreendem ganham até R$ 2.500 por mês. Por outro lado, 50% dos homens conseguem ganhar mais do que esse valor, ultrapassando a marca dos R$ 10 mil reais, enquanto apenas 38% do sexo feminino atingem esse valor.

 

Segundo o SEBRAE, no Brasil, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela principal, muitas vezes, única renda de seus lares.

 

O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil é de crescimento. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia. Embora a curva seja crescente, ainda é preciso avançar, há um longo caminho a percorrer para que a mulher conquiste o seu espaço.

 

A Prensa, em parceria com a Hypexmidia, deu o primeiro passo aqui em Búzios, valorizando e homenageando 20 mulheres que se destacam na cidade pelo seu olhar empreendedor.

 

Segundo as organizadoras, ser mulher empreendedora significa direcionar tempo e esforço para gerar valor: e isso pode acontecer em diferentes espaços.

 

“Diferente do que se pensa normalmente, não é só como empresária que a mulher está exercendo o empreendedorismo, mas também pode fazê-lo ao assumir um cargo de liderança, ao ser a propulsora de iniciativas sociais e culturais, ao estabelecer-se como construtora do seu próprio caminho. O mundo ainda está transitando entre espaços de liderança completamente masculinos e novas propostas, que incluem também as mulheres nestes papéis”, comentou Aline Santana.

 

“Este equilíbrio está em construção, no mundo dos negócios, na política, no campo científico – em diversos espaços da vida social. Podemos dizer que um dos principais desafios é justamente que o equilíbrio, de fato, está longe de ser alcançado: dados do IBGE demonstram que as mulheres ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais e recebem 77,7% do rendimento dos homens”, complementou Camila Raupp.

 

O evento teve a parceria das empresas Gráfica Up Búzios, Monarca Eventos, Zaetê Búzios, Beep Fit, Sal de Areia e Le Sancerre.

 

fotos: Brilha Fotografia

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também