22:53 - 28 de maio de 2024.

Projeto de Indicação Geográfica do Vale do Café é ...

Projeto de Indicação Geográfica do Vale do Café é apresentado em Vassouras

 em Turismo

O Museu do Café da Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras sediou o evento de apresentação do cronograma do Projeto de Indicação Geográfica do Vale do Café.

As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Realizado por Sebrae RJ em parceria com a ASCARJ e apoio da Setur-RJ e do Instituto Preservale, o projeto tem como objetivos proteger a região produtora e sua herança cultural e agregar valor ao produto.

Promovido na manhã da última segunda-feira, 29, o evento também contou com a palestra de Anselmo Buss do Instituto Inovates, que falou sobre os benefícios do reconhecimento do Vale do Café pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entidade responsável pela certificação.

– Esse reconhecimento pelo INPI contribui para o crescimento do cultivo do café, sua importância econômica e turística para a região, fortalecido pelo APL do Vale do Café – disse o assessor especial da Setur-RJ e vice-presidente do Preservale Wanderson Farias, destacando que além das Secretarias de Estado de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, o APL do Café conta com as parcerias de Emater; Pesagro; Preservale; Sebrae; Ascarj e UniVassouras.

– O Preservale apoia o APL e o projeto de Indicação Geográfica. Nossa região tem o café campeão do Paulo Roberto produzido na Fazenda Florença e ganhou muitos produtores nos últimos anos com o sucesso do APL. Além disso, fazendas históricas como a São Luiz da Boa Sorte são fundamentais para o valor turístico do Vale do Café- pontuou o presidente do Preservale Nestor Rocha.

Além de Anselmo, Wanderson e Nestor, o evento no Museu do Café teve as presenças da supervisora da Emater em Vassouras Delaine, da consultora do Sebrae Leda Barreto e produtores de café.

Comentários

Uma resposta

  1. Parabéns a todos os envolvidos!! Essa iniciativa, comprometimento e conscientização, é de muita importância para todos nós em todos os sentidos como municípios vizinhos. Nos trará muitos benefícios, capacitação e visará mais intreterimento e finanças para todos os municípios em geral. Nossas histórias jamais poderão ser esquecidas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também