13:00 - 24 de maio de 2024.

Referência nacional em Yoga, Mestre Hori perde a ...

Referência nacional em Yoga, Mestre Hori perde a vida para a Covid-19 em Vassouras

 em Brasil

• Horivaldo Gomes da Silva Gomes morreu após um mês internado no Hospital Universitário de Vassouras

Um dos maiores nomes da Yoga Integral no Brasil perdeu, em Vassouras, a vida para a Covid-19. Radicado há anos no município, Horivaldo Gomes da Silva, o Mestre Hori, como se tornou conhecido na Yoga, morreu na segunda, dia 10, após quase um mês internado no Hospital Universitário de Vassouras, em decorrência de complicações com a doença causada pelo novo coronavírus.
Instrutor de Yoga formado pela PUC/SP, UFMG e UNIYOGA/RJ, especializado em Técnicas de Yoga e Yogaterapia no Hospital de Yogaterapia em Nonavla, na Índia. Respeitado no Brasil e na Índia, Horivaldo radicou-se em Vassouras na década passada. A Associação Nacional de Yoga Integral, presidida por ele, comprou em 2010 uma fazenda no bairro do Matadouro, às margens da RJ 115. Em 2013 estava construída a Fazenda Plenitude, destinada aos quatro pilares da filosofia do Yoga, onde hoje vivem 15 famílias.
A Comunidade do Yoga Integral no Brasil lamentou a morte do Mestre. “Horivaldo Gomes da Silva, ou Mestre Hori como é carinhosamente chamado, dedicou sua vida ao Yoga, tendo estudado e se aprofundado em diversas viagens à India com Mestres do Himalaia, mas foi no Sul da India que recebeu sua iniciação no Purna Yoga (Yoga Integral de Sri Aurobindo e Mãe Mirra Alfassa). Autor de diversos livros, professor de inúmeras turmas de formação, o Professor Horivaldo foi um dos principais divulgadores desta filosofia de educação no Brasil e no exterior, que visa, através de práticas físicas, meditações e disciplinas, o despertar do ser interior e o desenvolvimento integral do corpo, vida e mente, em um aperfeiçoamento que busca aflorar nossas potencialidades divinas. Mestre Hori inspirou centenas de seguidores em todo o Brasil e no exterior, e foi o idealizador do PURNA ANANDA ASHRAM ECOVILA INTEGRAL, localizado na Fazenda Plenitude, município de Vassouras, onde deixou seu exemplo de vida na comunidade que formou há onze anos. Uma das frases mais ditas pelo Mestre ‘Ensinamos mais com exemplos do que com palavras!’”, diz uma nota oficial publicada pela entidade. Sepultado no Cemitério Municipal de Vassouras, Horivaldo deixa a viúva Tatiana Pinheiro e seis filhos.

“O amor foi a marca dele. Não chorem, não lamentem a sua partida!”
Tatiana Pinheiro

Amores, meu companheiro de jornada é um pássaro, um cometa raro, uma estrela cadente, a alma mais livre que eu conheci nesta terra…
E como pássaro sagrado decidiu bater suas asas celestiais e voar para junto do Divino!
Meu coração está em paz… sinto a força e a Presença iluminada dele comigo… sei que esse laço é eterno e não depende do corpo físico…
Por favor, não se entristeçam, não chorem, não lamentem a sua partida! Essa não é a melhor forma de honrarmos tudo o que ele nos ensinou…
A alma dele era pura liberdade, amor e felicidade!
Vamos celebrar a sua Existência e deixar a semente do Novo Mundo – dos Mestres do Yoga Integral que ele tanto reverenciava – que foi plantada nos nossos corações, possa florescer na Unidade das nossas almas…
O Amor foi a marca dele deixada pra sempre gravada no meu coração!
E pretendo honrá-la dando continuidade a todos os trabalhos que têm a possibilidade de tornar esse mundo melhor!
Gratidão eterna e infinita!

Comentários

Uma resposta

  1. Tive a alegria de ser aluna do Professor Horivaldo durante 4 anos! Ele tinha uma academia na Tijuca, Rio de Janeiro, e ministrava a melhor aula de Swasthya Yoga !!
    Professor Horivaldo, descanse em Paz porque no meu coracao, guardo nossas aulas inesqueciveis do melhor e mais completo yoga !!
    Saudades,
    Ellen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também