18:53 - 23 de maio de 2024.

Rumo à Olimpíada Internacional de Matemática: alun...

Rumo à Olimpíada Internacional de Matemática: alunos da rede estadual embarcam nesta sexta-feira para os EUA

Colégio Marechal Zenóbio da Costa será o único representante do estado do Rio de Janeiro entre escolas públicas e privadas na competição

 

Fórmulas, equações, cálculos, formas geométricas e muito raciocínio lógico. Seis alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, estão de malas prontas para disputar a Olimpíada Internacional de Matemática, entre os dias 9 e 13 de julho, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. O embarque está marcado para hoje, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O colégio é o único representante do Estado do Rio de Janeiro na competição. A vaga foi disputada entre escolas públicas e privadas. Ao todo, 32 alunos brasileiros, de vários estados, vão concorrer às medalhas de ouro, prata e bronze com finalistas de outros 50 países.

Os competidores não conseguem esconder o orgulho em representar o Rio de Janeiro e o Brasil na competição internacional, nem a ansiedade em viajar de avião pela primeira vez e também de conhecer a cidade de Nova Iorque.

Rafael Lopes, de 16 anos, disse estar muito feliz em saber que todo o seu empenho, dedicação e noites em claro valeu a pena. Ele já sabe até os pontos turísticos que quer visitar.

– A expectativa de conquistar a medalha é enorme. Ainda mais com toda a preparação que tivemos com os professores do projeto. Meu sonho de criança sempre foi conhecer o Times Square e o Central Park. Via fotos e jamais imaginei que através dos meus estudos e amor pela Matemática, isso seria possível – conta o jovem.

Durante os cincos dias de estada na cidade mais populosa dos Estados Unidos, os estudantes vão participar de treinamentos, passeios culturais e turísticos, entre outras atividades.

A diretora-geral Elaine Cândido destaca o comprometimento do grupo.

– São curiosos, interessados, estudiosos, amorosos e de boa índole. Acreditamos que o maior ganho dos alunos é com a experiência de vivenciar uma competição global, fazer novos amigos de países diferentes e conhecer novas culturas. Esse grupo tem tudo para trazer o ouro para o Brasil. Estamos muito orgulhosos. Independentemente de qualquer resultado, eles já são vencedores para nós – disse a diretora.

A viagem aos Estados Unidos será financiada pelo governo através da Secretaria de Estado de Educação, que terá ainda na equipe a diretora da escola, Elaine Cândido, e a professora de Matemática Aline de Souza.

Retrospecto animador em Olimpíadas

O Colégio Estadual Marechal Zenóbio é reconhecido pelo alto desempenho dos seus alunos em competições nacionais e internacionais de Matemática, com mais de 200 medalhas conquistadas. Em 2019 e 2022, por exemplo, quando foram à China, conquistaram duas medalhas, de ouro e bronze.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ressalta a importância de jovens da rede pública de ensino participarem de competições deste nível.

– Vocês são os nossos campeões. Os melhores do estado do Rio de Janeiro. Temos muito orgulho de vocês! Que seja uma porta de entrada e que possa inspirar vocês em suas futuras profissões. Sucesso e boa sorte! Estamos torcendo por vocês – disse a secretária.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também