19:38 - 23 de maio de 2024.

Secretaria de Estado de Turismo vai a municípios d...

Secretaria de Estado de Turismo vai a municípios do Vale do Café

 em Brasil

Durante a visita, serão entregues as carteiras nacionais do Artesão aos profissionais do município. Secretário de Turismo também irá visitar a Casa do Artesão de Miguel Pereira e o futuro Parque dos Dinossauros, na mesma cidade

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) estará, nesta terça-feira (18/05), na região turística do Vale do Café. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, se reunirá com os prefeitos de Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira e Vassouras. Na ocasião, também serão entregues carteiras aos artesãos locais, além de uma visita à Casa do Artesão de Miguel Pereira e às instalações do futuro Parque dos Dinossauros, na mesma cidade.

Para o secretário, esta aproximação do Governo do Estado com os municípios é fundamental para potencializar políticas públicas que alcancem a população.

– Para o nosso trabalho gerar resultados, de fato, precisa chegar aos municípios. Estamos trabalhando para ter um turismo mais próximo ao interior, dando garantias e impulsionando as potencialidades de cada local. O turismo gera empregos diretos e indiretos e tem condições de melhorar a vida da população – ressaltou.

Programa Estadual do Artesanato entrega carteiras na região

Durante a visita, o Programa Estadual do Artesanato, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, realizará a entrega de cerca de 60 carteiras aos artesãos locais.

Uma das características do artesanato da região é o bordado e a arte sacra em papel, no estilo barroco, e as esculturas inspiradas na época dos escravos. A transformação da palha do milho em flores também impressiona pela delicadeza e técnica.

– A pandemia limitou o processo de entrega e de cadastro dos artesãos no estado do Rio. Mas, com toda a segurança necessária, estamos retomando a entrega presencial das carteiras e, ainda em maio, também voltaremos com o cadastro de novos artesãos. A carteira, além de uma identidade profissional, é um direito de cada trabalhador e garante uma série de benefícios, como o acesso ao programa de microcrédito ArtCred RJ – finalizou Gustavo Tutuca.

As carteiras são geradas a partir de cadastro no Programa do Artesanato Brasileiro, disponível no site www.artesanatobrasileiro.gov.br.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também