09:31 - 27 de maio de 2024.

Seis meses de Governo Severino Dias e Rosi

Seis meses de Governo Severino Dias e Rosi

• Investimentos em infraestrutura, combate à pandemia e políticas para as mulheres são alguns dos destaques da gestão

O governo é de continuidade, mas a parceria com a vice-prefeita Rosi trouxe para o segundo mandato do prefeito de Vassouras, Severino Dias, uma visão de gestão compartilhada e atenta à políticas públicas voltada para as mulheres.
Essa mudança pôde ser vista já em janeiro, com a escolha do novo secretariado: das 18 pastas, 10 são comandadas por mulheres. Engenheira, professora, contadora, pedagoga, assistente social, advogada, enfermeira e administradora formam a base da equipe técnica feminina do Governo Severino Dias e Rosi.
E com o apoio dos demais secretários, os primeiros seis meses do Governo Severino Dias e Rosi, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, tem mostrado força principalmente na áreas de infraestrutura, saúde, desenvolvimento econômico e turismo, como destaca o prefeito do município:
“ A responsabilidade de um segundo mandato é enorme. A cobrança é maior, mas a experiência também. Me sinto mais forte e acolhido pela população. Com muita humildade, estamos corrigindo falhas, trabalhando muito para que os serviços básicos funcionem bem e investindo em várias frentes para melhorar a infraestrutura da cidade, levar saúde de qualidade para toda a população, fomentar a cultura, esporte, turismo e cuidar do nosso patrimônio histórico”.

“Primeiro o básico”
Para o prefeito Severino Dias, um bom governo deve priorizar o básico. Desde seu primeiro mandato, sua administração foi pautada em organizar os serviços e atendimentos básicos com qualidade. O que justifica os investimentos nas reformas de Unidades de Saúde da Família, do Centro Municipal de Fisioterapia e do Centro de Especialidades Odontológicas, para oferecer mais qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais da área.
O governo também investiu em obras de grande porte para melhoria da infraestrutura da cidade. É possível perceber a execução de um extenso cronograma de obras feito pela Prefeitura, sobretudo em relação aos problemas causados pelas chuvas.

Entre os investimentos, destaca-se a continuidade das obras de construção do sistema de drenagem de águas pluviais, no Bairro Residência, que pôs fim a uma dramática realidade dos moradores, não só do bairro, mas também de comerciantes e moradores do centro e entorno que, durante anos sofreram perdas materiais e danos emocionais, causados por enchentes e alagamentos. Nesta nova etapa, a Prefeitura está implementando uma galeria pré-moldada de 740 metros.
Passando pelo Bairro Madruga, um dos principais da cidade, podemos conferir mais uma obra de macrodrenagem. No Grecco, a Prefeitura está instalando 110 metros de uma nova rede de esgoto, no Bairro Cananéia foi feita a reconstrução de uma ponte, fundamental para os moradores da localidade e no Bairro Santa Amália, as famílias ganharam uma nova área de lazer.
Asfaltamento: Outro destaque nos investimentos em infraestrutura, em Vassouras, está no futuro asfaltamento previsto para a estrada de São Sebastião do Ferreiros. Serão 12 km de asfalto, em parceria com o Governo do Estado, em uma ação esperada há décadas pelos moradores da região. Segundo o prefeito Severino Dias, apesar de ser uma estrada estadual, o Município também irá participar dos investimentos, “pela importância que a obra trará para o desenvolvimento da localidade”.
Novas secretarias: Severino trouxe para seu segundo mandato as secretarias de Segurança Pública, Políticas Públicas e Gestão, Urbanismo e Patrimônio Histórico, e secretaria de Integração de Políticas da Mulher. A Segurança Pública tem atuado, principalmente, na fiscalização dos protocolos sanitários de combate à covid-19 e ordenamento dos espaços públicos.
Já a secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico tem trabalhado na elaboração de projetos de restauração dos casarões históricos, projetos para área urbana e para a preservação do patrimônio histórico.
Esportes, Meio Ambiente e Cultura, secretarias que trabalham essencialmente com público presencial, se reinventaram para atender a população e respeitar os protocolos sanitários vigente, investindo na produção de conteúdos em diferentes formatos como vídeos de palestras, séries informativas, workshops virtuais, lives e até campeonato on line. Todo o material é disponibilizado nas redes sociais da prefeitura para o acesso da população. A secretaria de Assistência Social também precisou de algumas adaptações para realizar suas atividades e garantir o atendimento e o acesso da população aos projetos, programas e benefícios ofertados pela secretaria, sem comprometer a segurança dos beneficiários e de seus funcionários.
Na Saúde, Severino destaca que sempre se comprometeu a não deixar faltar leitos para os vassourenses e que vem cumprindo essa promessa: “Nosso planejamento na saúde passa por medidas de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, como a implementação da testagem em massa na população, nas gestantes e no comércio. Estamos testando mais da metade da população e a vacinação segue conforme a chegada dos imunizantes ao nosso município, seguindo sempre as orientações do Plano Nacional de Imunização. A fiscalização permanece constante para coibir o descumprimento das medidas sanitárias”.
Na área de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Vassouras foi reconhecida por suas ações de promoção ao Turismo, principalmente no destaque ao respeito às medidas sanitárias durante a crise sanitária, recebendo os prêmios “Yedda Maria Teixeira 2021 e Prêmio CIETH. A secretaria também tem investido em parcerias, cursos de capacitação e projetos de turismo de experiência.

A parceria com Hospital de Vassouras é lembrada constantemente pelo prefeito Severino, bem como sua relação de amizade e gratidão pelo gestor Marco Capute:
“Desde março, em uma grande parceria com o Hospital Universitário, em mais uma demonstração de comprometimento do meu amigo, Marco Capute, com a cidade, colocamos em funcionamento o programa Saúde em Dia, onde estamos realizando mais de 4.600 procedimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias, visando atender a demanda reprimida gerada pela pandemia. Aliado a isso, inauguramos recentemente nosso novo Centro Municipal de Reabilitação, além de uma nova Unidade Básica de Saúde, no Bairro Matadouro. Também realizamos as reformas do Centro de Especialidades Odontológicas e a Unidade de Saúde Básica de Andrade Pinto”.

Parceria Severino e Rosi
“Sem vaidades e colocando o interesse da população em primeiro lugar”. É assim que o prefeito Severino Dias define sua parceria com Rosi, vice-prefeita, e atualmente à frente da Secretaria de Integração de Políticas da Mulher. Sob o comando de Rosi na “Secretaria da Mulher”, as vassourenses encontraram um espaço de acolhimento, de escuta e de fala.
“Construímos um espaço que oferece atendimento jurídico, psicológico e que conta com uma equipe multidisciplinar trabalhando para a construção de políticas públicas de proteção e medidas que visam a garantia dos direitos das mulheres. Realizamos muitas ações nos últimos meses para incentivar as potencialidades e promover a capacitação do público feminino, através de cursos de capacitação gratuitos e online, workshop, lives sobre empreendedorismo e a inclusão do município no programa estadual “Empoderadas”, destacou a secretária.
Com o fechamento deste primeiro semestre de governo, o prefeito Severino Dias ressalta que sentimento, é de gratidão: “Agradeço ao meu secretariado, aos servidores, sem distinção, pois todos sabem, que temos juntos, um só objetivo: melhorar a vida das pessoas que vivem em Vassouras, e para isso contamos também com proteção de Deus”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *