09:16 - 27 de maio de 2024.

Vassouras sediará neste sábado o 2º Encontro de Fe...

Vassouras sediará neste sábado o 2º Encontro de Ferromodelismo da cidade e região

Evento acontecerá das 9h às 21h, será gratuito e reunirá diversos apaixonados por este hobby

O 2º Encontro de Ferromodelismo de Vassouras acontecerá neste sábado, 22 de outubro, das 9h às 21h, na Estação Ferroviária, localizada à rua Barão do Amparo, no centro da cidade. O evento, aberto à população, reunirá diversos amantes deste hobby e é organizado pela prefeitura da cidade e o ferromodelista Carlos Henrique Carreira da Silva, com o apoio da Secretaria de Cultura de Vassouras, Secretaria de Estado de Turismo, Companhia de Turismo do Estado do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de Vassouras e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com o organizador do evento, já estava na hora de a população da cidade e região receber novamente este encontro. “Fizemos o 1º em 2019, com sucesso, mas, com a pandemia, tivemos que adiar a realização da segunda edição. Como nossa região reúne praticantes do ferromodelismo, decidimos que era o momento de retomarmos o evento neste ano”, afirma Carlos Carreira.

Para esta edição, está confirmada a presença de ferromodelistas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. Também haverá exposição de maquetes em diferentes escalas e padrões, praça de alimentação e música ao vivo durante o evento.

Segundo Carlos Carreira, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço
2º Encontro de Ferromodelismo de Vassouras
Data: 22 de outubro
Horário: 9h às 21h
Local: Estação Ferroviária, localizada à rua Barão do Amparo, no centro da cidade
Informações: Carlos Henrique Carreira da Silva (24) 97401-7676

Comentários

4 respostas

  1. É muito bom ver que estão usando de diversas estratégias para incentivar o turismo em nossa cidade, o que faz com que nós, moradores possamos usufruir igualmente dessas oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também