14:44 - 24 de maio de 2024.

Volta do projeto Visita nas Fazendas faz sucesso e...

Volta do projeto Visita nas Fazendas faz sucesso em Vassouras

Dia 3 de abril, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Vassouras retomou o projeto Visita nas Fazendas, que leva gratuitamente os moradores da cidade para conhecer as Fazendas Históricas do Vale do Café. A primeira propriedade da Edição 2022 foi a Fazenda São Fernando.

Fundada no início do século 19, a São Fernando foi uma grande produtora de café e viveu o apogeu do ciclo cafeeiro. Com 100 alqueires, a propriedade foi restaurada por seu atual proprietário, Ronaldo Cezar Coelho, que fez questão de receber os visitantes. ” “Um sucesso a volta do Visita nas Fazendas! Ronaldo Cezar foi muito gentil e atencioso com os moradores de Vassouras, que ficaram encantados com o patrimônio histórico preservado e também pelos programas de cunho social, educacional e ecológico promovidos na fazenda, como o reflorestamento da Mata Atlântica”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, que acompanhou a visita.

Lançado em 2019, o Visita nas Fazendas levou um grande número de moradores para propriedades como São Fernando, Santa Eufrásia, São Luiz da Boa Sorte, Cachoeira Grande e São Roque. Interrompido com a chegada da pandemia de Covid-19, o programa teve uma edição especial no ano passado, na semana do Servidor Público, quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se uniu à Secretaria de Educação para levar as Orientadoras Pedagógicas de Vassouras até à Fazenda Florença, em Conservatória, distrito de Valença. “O Visita nas Fazendas é uma das nossas ações mais importantes e estava ansioso pelo seu retorno. É um compromisso da gestão do prefeito Severino Dias tornar acessível aos munícipes as belezas históricas da nossa região. A partir daí, eles também se tornam agentes espontâneos para apresentar aos turistas detalhes da história do Vale do Café”, ressaltou o secretário Wanderson.

As inscrições para a segunda visita de 2022 já estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que fica na Prefeitura, entre 9h e 16h. A prefeitura ressalta que é importante fazer a inscrição o quanto antes, já que as vagas são limitadas e o projeto é mensal. A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também é responsável por levar e trazer os moradores de forma gratuita. Para tirar dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone 2491 9018 ou pelo e-mail [email protected]. A propriedade que vai receber os visitantes em maio será divulgada em breve.

Comentários

Uma resposta

  1. Eu fui no dia 03 nessa Fazenda São Fernando,adorei,fazenda muito linda,fomos muito bem recebidos pelo o proprietário Ronaldo César Coelho, muito simpático,todos os funcionários da fazenda -nos receberam bem.E parabéns tambem ao Secretário do desenvolvimento económico e cultura e turismo o Wanderson Faria,ele está fazendo muito pela a nossa cidade divulgado o Turismo em varios estados do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *