13:04 - 24 de maio de 2024.

Comemorações pelo sexto ano de aniversário do Inst...

Comemorações pelo sexto ano de aniversário do Instituto Humanitário Florescer da Serra

• Dia 28 de outubro, foi marcada pelo lançamento da primeira Rota Turística de Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes

O evento reuniu 170 pessoas no Espaço Festa Ana Flores em Mendes, de diversos setores como: Legislativo, Executivo comerciantes, lojas maçônicas, ONGs e associações.
A Secretaria executiva da Instituição, Francine Ramalho, destacou a vocação do Vale do Café e o potencial turístico e econômico das cidades que compõem a região. “Aqui existem belezas naturais que devem ser contempladas, terras potencialmente produtivas que precisam ser exploradas, a história deste lugar que precisa ser contada, nossa mão de obra que precisa ser aproveitada e tudo isso junto constrói aquilo que pode ser o grande potencializador do desenvolvimento econômico: turismo rural, turismo de aventura, ecoturismo, agroturismo, ou puramente turismo, conforme queiram chamar. O importante é que haja produtos e serviços compatíveis com o interesse de um público que viaja em busca de novas experiências”, completou, acrescentando ainda importância do turismo rural para a economia local.

INSTITUTO

O Instituto Humanitário Florescer da Serra é uma organização do terceiro setor que atende a região do Vale do Café com sede em Engenheiro Paulo de Frontin. Uma das ações da entidade foi reunir representantes do Programa Oportunidades Rurais, responsável pela elaboração de uma rede de empreendedores rurais que querem evoluir em seus negócios.
Representantes desse setor apresentaram inclusive, seus produtos e serviços durante as festividades de aniversário do Instituto. Além das exposições, os grupo participaram de um jogral interativo que teve como principal foco a importância da construção coletiva a evolução do turismo nesta região.

ATRATIVOS

O turista que visita a Rota Encantos da Nossa Terra, experimenta a gastronomia típica do restaurante Três Marias, se delicia com os pães artesanais da Padaria de Palmas/ Sítio Legado, com os Biscoitos Reizi e com o Chocolate do Café, Chá, Chocolate e CIA e para os amantes de uma cerveja, podem degustar do sabor de uma cerveja artesanal da Ferdinander.
Eles fazem ainda um passeio pela história local contada por meio das peças apresentadas no Garimpo Chic. Participam de festivais e se encanta com as belezas naturais do Jardim Ecológico Uaná Etê, tomar banhos de floresta no Sítio Amazoel e conhecer o belo trabalho das abelhas na produção de mel da Estação 4 x 4.
A Fazenda Santa Rita é um ótimo espaço de aprendizado rural. O turismo de experiência está ali. Aprende-se a tirar leite da vaca, a fazer queijo, plantios e colheitas na horta caseira além de participar de vivências do dia a dia do local. Também é possível fazer camping. Para as crianças as atrações principais estão no Hotel Fazenda Boa Esperança e o Sítio Santa Helena que tem atrativos especiais para alegrar a garotada como parques, zoológico, criação de animais e muito mais.
No evento estiveram presentes, prefeitos municipais, vereadores, Rotary e Casa da Amizade da região, Loja Maçônicas, o Instituto Federal de Paulo de Frontin., a EMBRAPA além de proprietários rurais da região e sociedade em geral amantes da causa.
O evento cumpriu com o seu objetivo: lançou o site www.oportunidadesrurais.com.br que reúne todo esse grupo de proprietários rurais, divulgou o seu instagran, distribuiu folders com o mapa da rota turística e o mais importante, trouxe novas inspirações empreendedoras para aumentar cada vez mais as possibilidades de visitação fortalecendo a Rota Turística Encantos da Nossa Terra e criando novas rotas e circuitos por aí.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *