13:36 - 24 de maio de 2024.

Fórum do Café de Vassouras reúne Governo do Estado...

Fórum do Café de Vassouras reúne Governo do Estado, políticos e empresários do setor

Foi o primeiro encontro do setor que busca reaquecer a economia do Vale do Café

A prefeitura de Vassouras realizou nesta quinta (8), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o 1° Fórum do Café do Vale do Café. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de várias autoridades. O governador, Cláudio Castro, foi representado por três secretários estaduais: Gustavo Tutuca do Turismo, Vinicius Farah do Desenvolvimento Econômico e Marcelo Queiroz da Agricultura. 

 

Entre os principais temas estavam as ‘Oportunidades de Negócios e Perspectivas para a Produção do Café e para o Turismo na região’. 


Para o empresário do ramo cafeicultor, Osvaldo Garcia, o Fórum foi muito positivo para o setor. “Para nós, produtores, esse é um evento muito importante, porque muitas vezes ficamos um pouco escondidos. Aqui tivemos a oportunidade de valorizar todo o processo de produção, até chegar ao produto final, que é comercializado”, comentou Osvaldo.

Durante o evento, seis palestras ofereceram uma atualização sobre a produção, cultivo e comercialização do café, com a intenção de incentivar e fortalecer as atividades econômicas dos pequenos, médios e grandes produtores da região. O encontro também foi uma oportunidade para fazer contatos e construir parcerias entre os empresários do ramo. 

 

De acordo com o secretário Wanderson Farias, que esteve à frente da organização, O 1° Fórum do Café do Vale do Café foi apoiado por órgãos como  Sebrae, Embratur, Sicomércio, Fecomércio, TurisRio, Senac RJ, Ascarj, ABIH, Preservale, entre outros.

 

“Vassouras já foi responsável por exportar 75% do café no passado. Isso mostra sua tradição e história com esse produto tão importante para economia da cidade. Temos história e produção de qualidade e  temos que promover ações para movimentar a economia e fomentar o turismo”, disse. 

 

O prefeito Severino Dias, acompanhado da vice-prefeita, Rosi, agradeceu o empenho de todos envolvidos na organização do evento e falou sobre o posicionamento da cidade no ramo do turismo e da produção rural. 


“Eu acredito que estamos fazendo um bom trabalho na cidade. O cenário que normalmente é visto em momentos de crises econômicas, são os de cortes na área de turismo e cultura. E nós, aqui em Vassouras, estamos na contramão dessa prática. Nossa cidade é feita de história e tradição, e é isso que vai alavancar o crescimento e evolução da cidade”, afirmou o prefeito.

Também fizeram parte da mesa das autoridades, o deputado federal, Christino Áureo; o estadual, André Corrêa; o presidente da câmara de Vassouras, José Maria Capute; e o diretor do Sebrae, Júlio Cezar Resende de Freitas. 

 

Para Christino Áureo, a importância histórica de Vassouras é a base para se continuar apostando no avanço da região. 

 

“Vassouras é o passado, presente e futuro da região. Eu acredito na cidade e continuarei apoiando de todas as formas possíveis”, comentou o deputado. 

 

Para André Corrêa, “o município está muito bem preparado para a retomada e recuperação econômica”.  O evento, que teve transmissão online, aconteceu de forma presencial, porém, para um número reduzido de pessoas.  Desde a entrada dos convidados, foram adotadas todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *