23:22 - 28 de maio de 2024.

Vassouras realiza mais uma edição do Visita nas Fa...

Vassouras realiza mais uma edição do Visita nas Fazendas

No último domingo (7), a Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou mais uma edição do Visita nas Fazendas, projeto mensal que leva moradores da cidade para conhecer propriedades históricas de forma gratuita.

A fazenda visitada desta vez foi a São Luiz da Boa Sorte, fruto da união de duas propriedades da família Gomes Ribeiro de Avelar, cuja construção remonta a 1835. Minuciosamente restaurada nos anos 2000, a São Luiz conserva objetos originais dos séculos 18 e 19. Além dos moradores de Vassouras, o prefeito Severino Dias, a vice-prefeita Rosi Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Wanderson Farias também participaram da visita.

“O objetivo desse projeto é oferecer aos moradores a possibilidade de conhecer de perto a história e a beleza das fazendas. Nossa gestão investe em turismo, mas também olha para o morador e quer que ele conheça a região gratuitamente”, disse o prefeito. O secretário Wanderson destacou que os munícipes ainda colaboram com o turismo, tornando-se multiplicadores da riqueza histórica que conhecem nas propriedades do Vale do Café.

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, localizada em Vassouras, abriga o único Museu do Café do Estado do Rio, espaço que preserva a memória do período em que o Vale do Café era o centro econômico do Brasil, relembra a dor das pessoas escravizadas e expõe objetos de época.

Outro destaque da fazenda é a Capela de Frei Galvão, que faz parte do roteiro do Turismo Religioso. “A tradição católica é parte importante da história do Vale do Café. Junto à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e outros locais de Vassouras, a Capela da São Luiz compõe essa rota construída com a ajuda do Padre José Antônio”, ressaltou Wanderson.

As inscrições para a próxima edição do programa mensal da Prefeitura, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), começam em breve. Para tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone 2491 9018 ou pelo e-mail [email protected]. A Sedet ressalta que o Visita nas Fazendas é exclusivamente voltado para moradores de Vassouras. Além da visita gratuita, a Prefeitura também é responsável pelo transporte dos inscritos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também