13:53 - 24 de maio de 2024.

Vassouras vai lançar novo projeto turístico e inau...

Vassouras vai lançar novo projeto turístico e inaugurar Sala Marianna Crioula

A próxima quinta-feira (26) será movimentada em Vassouras. Além de sediar o Fórum Regional do Turismo Fluminense, projeto da Secretaria de Estado de Turismo, a cidade terá outros importantes eventos, todos realizados na Câmara Municipal.

Com a presença do governador Claudio Castro, do secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca e de outras autoridades, será inaugurada a Sala de Exposições Marianna Crioula, em homenagem à mulher negra que foi escravizada e se tornou um símbolo da luta por liberdade. “Já temos o Memorial Manoel Congo e agora vamos inaugurar a sala que é um simbólico reconhecimento à importância de Marianna”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias. Congo e Crioula foram líderes de uma das maiores revoltas de pessoas escravizadas do Brasil e são reconhecidos como Heróis do Estado do Rio por lei. A primeira exposição da nova sala será baseada no “Revelando Vassouras”, projeto da Fundação CSN em parceria com a MRS Logística que transformou desenhos feitos por crianças das escolas públicas em gibi e jogo. Agora, as ilustrações vão ocupar as paredes do espaço, localizado na Câmara com visão privilegiada da Praça Barão de Campo Belo.

Outro importante projeto que será lançado é o “Turismo Cívico Vassouras”, realizado pela Prefeitura, por meio da SEDET e da Secretaria de Educação, a partir de termo de cooperação assinado com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “Gostei muito do projeto implementado em Brasília e sugeri a realização dele em nossa cidade, especialmente para ensinar às crianças a importância das instituições públicas, dos monumentos e personagens históricos”, disse Wanderson. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, vai participar da cerimônia de lançamento do projeto.

Para finalizar, será realizada a segunda etapa do projeto Rio de Mãos Dadas, da Fecomércio RJ. Com a presença do presidente da instituição, Antônio Florêncio, as mãos gigantes criadas pelo artista Mario Band’s e expostas na praça da Câmara desde sexta-feira (20) finalmente vão se unir. “Será um momento bastante simbólico. Teremos o governador, os secretários de turismo do Rio e do DF, o prefeito Severino Dias, o presidente da Câmara Zé Maria Capute e muitas autoridades presentes no ato em que as mãos unidas vão representar a importância de estarmos todos juntos pelo desenvolvimento do Estado do Rio”, finalizou o secretário Wanderson.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *